Qual é a melhor hora para repor o estoque da loja de veículos?

Hoje você poderá conferir a resposta para um pedido especial do nosso cliente Felipe Antonio, da Mil & Um Automóveis, de Balneário Camboriú, em Santa Catarina: “Qual a melhor hora para repor o estoque?”. Essa pergunta é feita por muitos outros lojistas que ainda têm dúvidas sobre qual é o momento para comprar novos veículos para repor o estoque da loja. Vamos conferir?

hora para repor o estoque da loja de veículos

Comprar um carro para sua loja de veículo, ou um item para qualquer outro tipo de serviço, requer um bom planejamento da empresa. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), antes de ir às compras, é preciso responder a primeira pergunta: “o que comprar?”. 

O responsável por fazer essa transação precisa diferenciar se é um compra simples para reposição de estoque ou uma compra de novidades.

Se for uma compra simples, é preciso verificar quais modelos têm mais giro no estoque da loja e focar nesses carros; Para a compra de novidades, é preciso ver qual será o gasto e o lucro que terá, se conseguirá vender rapidamente, etc.

Se possível, é interessante fazer uma pesquisa com seus clientes antigos para ver qual aceitação das novidades.

Meta batida: e agora? Essa é a hora de repor o estoque de veículos?

Outro ponto importante para analisar qual a melhor hora para repor o estoque da loja de veículo é verificar como estão as vendas, como salienta o gerente comercial do Revenda Mais, Joel Machado. “O principal ponto é acompanhar as vendas, ver se estão entrando carros na troca… Além do responsável precisar ter um bom planejamento e controle do negócio”, explica.

“Quando a loja começa a vender perto ou acima da meta, é necessário verificar se estão ou não entrando veículos na troca e qual a sua qualidade. Por exemplo: se não está entrando, o pátio vai começar a ficar vazio e é hora de comprar; Se está entrando, é preciso ver quais são esses veículos, sua qualidade e procedência e o que é necessário fazer para colocá-los no pátio”, comenta. 

Segundo Joel, muitos carros que entram na troca são mais velhos e costumam ser revendidos sem ir ao pátio. “Quando o veículo é muito antigo ou tem uma quilometragem muito alta, ele nem vai ao pátio. Na maioria das vezes, são vendidos como repasse para parceiros e, com isso, o lojista vê a diminuição de seu estoque e o alerta vermelho é ligado e está na hora de buscar seus fornecedores e parceiros para comprar”, afirma.  

Qualidade ou quantidade?

Mas, na hora de comprar: qualidade ou quantidade?

Joel conta que a maioria dos lojistas conseguem unir as duas coisas. “Quando locadoras queimam um estoque grande, muitos lojistas conseguem arrematar quatro, cinco carros do lote, com um bom desconto e ainda com veículos de qualidade, pois as locadoras fazem revisões periódicas em seu estoque”, explica.

“Essa é a prioridade dos donos de loja: prezar por qualidade. Mas, quando não é possível, eles vão buscar ter algum benefício no preço e preparar bem esse veículo para a venda. Por exemplo: às vezes adquire um carro com não tanta qualidade, mas consegue ter um bom valor e, com isso, consegue fazer uma boa preparação e ter um lucro no valor de mercado”, ressalta. 

Carros consignados podem ajudar no estoque?

Muitas lojas de veículo aceitam a consignação de veículos e nós já contamos aqui no blog sobre os prós e contras de ter esse tipo de estoque em sua revenda. Mas, para quem está com dificuldades de pegar veículos na troca ou até comprar, devido a pandemia de COVID-19 no país, essa é uma solução para completar o estoque de sua loja. 

Para angariar esses clientes, faça anúncios em suas redes sociais sobre a modalidade, dizendo que estão consignando veículos de quem deseja vender, mas não sabe como. E, na hora de pegar o veículo, é importante lembrar de fazer um contrato de consignação para que as partes fiquem cientes das responsabilidades que cada um tem no negócio.

Deve-se também emitir uma Nota Fiscal de entrada: quando estadual, usar a CFOP 1917; quando de outro estado, a CFOP 2917. Quando for emitir a NF, a natureza da operação é “entrada de mercadoria recebida em consignação” e fique tranquilo: não existe ICMS!

Então, qual é a melhor hora para repor o estoque da loja de veículos?

Uma dica é: veja como estão as suas vendas e se estão entrando veículos de qualidade na troca. Tudo dependerá disso.

Outra dica é: se organize!

Separamos alguns pontos que também são importantes para quem vai fazer a compra dos veículos:

Conheça seus clientes: Na hora de comprar, uma das coisas que você pode verificar é quais carros tem mais giro em seu estoque; Depois é importante conhecer o seu público-alvo: são mais mulheres? Homens? Quais carros mulheres mais compram? Quais veículos fazem a cabeça dos homens? Como dito antes, se possível, faça uma pesquisa com sua atual carteira de clientes, veja quais opções eles andam buscando no mercado/internet; quais novidades eles comprariam. Se não conseguir, use o CRM para ver quais as opções, quais eles já compraram ou tiveram interesse. Isso ajudará a ser mais assertivo nas compras.

Participe de feiras e eventos: o setor automotivo conta com muitas feiras e eventos que mostram as novidades do setor. Mantenha seu networking ativo e busque sempre participar desses momentos; Lembre-se: quem é visto, é lembrado!

Mantenha contato com seus fornecedores: locadoras, concessionárias, outras lojas de veículos. Mantenha sempre contato com essas pessoas. O que pode não servir para o estoque de uma loja, pode servir para a sua e vice-versa. Há mercado para todo mundo! 

Sistema para loja de veículos: Tenha um sistema que te ajude a organizar sua revenda de veículos, como o Revenda Mais. Aqui você consegue ver como está seu estoque, quais carros são os mais vendidos, quais têm menor giro, etc; Conta com o CRM, que te auxilia em sua carteira de clientes e fornecedores; publica seu estoque em portais de venda em um só clique, entre outros benefícios; 

Sempre que tiver dúvidas, o Revenda Mais está à disposição para te ajudar. Acompanhe o  nosso blog, confira nossas dicas de marketing, vendas, compras e gestão. Não tem o tema que você procura? Manda um e-mail para nós no contato@revendamais.com.br que nós preparamos um post especial para você abordando o assunto!

E não se esqueça: estamos aqui para ajudar quando necessário.

Escrito por

Rhaíssa Silva
Rhaíssa Silva
Jornalista especialista na geração de conteúdo para mídias sociais. Há oito anos no mercado, atua como analista de conteúdo na Revenda Mais e é uma das responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos especializados para o setor automotivo e lojas de veículos seminovos.

Compartilhe!
Inscrever-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários