Quando devo pagar a Tabela FIPE de um veículo usado?

Compartilhe!

Nós já explicamos para você o que é Tabela FIPE e a sua importância aqui no blog, mas uma pergunta sempre feita é: quando devemos pagar tabela FIPE de um veículo usado?

tabela fipe de um veiculo usado

Antes, vamos relembrar o que é a Tabela FIPE

A Tabela FIPE é atualizada mensalmente e é usada para ajudar lojistas a ter uma referência de valores na hora da compra de carros usados e novos. Também serve como base de cálculo para seguros e outros tipos de contrato. O responsável pela tabela é a Fundação Instituto de pesquisas Econômicas (FIPE), criada em 1973 para apoiar o Departamento de Economia da Universidade de São Paulo (USP). 

Carros de passeio, utilitários, motos e caminhões estão dentro da Tabela FIPE, que apresenta os valores médios, calculados a partir de anúncios de portais de veículos, concessionárias e sites especializados, descartando os números muito altos e baixos. A partir daí, é feita a média apresentada na Tabela FIPE, que deve servir de parâmetro na hora de comprar um veículo. 

Mas quando devemos pagar tabela FIPE de um veículo usado? E anunciar o carro muito abaixo da Tabela FIPE pode ser considerado fraude? Essas são algumas das perguntas mais feitas pelos lojistas na hora de comprar um carro e nós separamos algumas dicas para te ajudar

Quando devemos pagar tabela FIPE de um veículo usado?

Na hora de avaliar um veículo, é imprescindível olhar a Tabela FIPE para ter valores de referência e, a partir disso, olhar outros pontos importantes.

Entre eles estão: estado em que o carro está, qual sua quilometragem, se a documentação está em dia, como estão a parte elétrica e mecânica, sinais de corrosão ou algum estrago na lataria, se o veículo já sofreu algum tipo de acidente, acessórios inclusos, se é preciso fazer uma pintura, troca de pneus, se houve leilão ou não, se já foi roubado/furtado, se é nacional ou importado, qual tipo de combustível, se é único dono ou não, entre outros.    

A partir destas informações, é possível avaliar com mais clareza quanto pagar da tabela FIPE de um veículo usado, por exemplo: um veículo x, que tem tabela de R$ 25.540, ano 2002, com 5.000 quilômetros e que a partir de 2004 nunca mais saiu da garagem – mas o dono fez todas as revisões, como trocas periódicas de óleo; Outro veículo x, mesmo ano, mas com 300.000 quilômetros rodados e algumas avarias, como: alguns amassados na lataria, com pneus carecas e ar-condicionado não gelando. 

E como definir em qual caso você deve pagar tabela FIPE de um veículo usado?

No primeiro caso, após uma avaliação minuciosa, é possível pagar, ou chegar perto, do que a Tabela FIPE traz. Já no segundo, terá que ser realizado uma avaliação de quanto será necessário gastar para desamassar a lataria; trocar os pneus; e consertar o ar-condicionado que não está funcionando – isso fará com que o valor a ser pago seja abaixo do que a Tabela FIPE apresenta.

Outro ponto importante a observar na hora de decidir quanto vai pagar pelo veículo é qual a sua cor. Por exemplo: carros brancos podem, por exemplo, ter sido táxis e sua quilometragem ser mais alta, o que desvaloriza o veículo. Também pode ser observado quanto tempo ele permanecerá no pátio: é um carro com alto giro comercial ou não tem tanta procura?

Tudo isso contará na hora de pagá-lo e por isso acompanhar a FIPE é tão importante. Se um modelo sofre depreciação de preço a cada mês que passa, não é tão interessante contar com ele em seu estoque. Isso pode atrapalhar suas finanças no decorrer do ano.  

Mas aí pode surgir outra dúvida: se eu pagar muito abaixo da Tabela FIPE e anunciar o veículo com esse valor, é possível que os portais de revenda considerem que estou cometendo alguma fraude? 

Anunciar abaixo da FIPE pode ser considerado fraude?

Fique tranquilo: isso não acontecerá! Há muitos sites que comprovam que anunciar veículos abaixo da Tabela FIPE trazem muitos pontos positivos para sua loja de veículos.

Um ponto é o ranqueamento nos portais. Quando o valor de seu carro está mais baixo que os de outras revendas, seu anúncio poderá aparecer nas primeiras posições, ajudando em sua visibilidade.

Essa visibilidade levará a outro ponto: com o melhor posicionamento e com mais visualizações, seus veículos terão um aumento nas propostas. Algumas serão leads quentes e outros frios, mas é inevitável que não haja a proposta certeira para o fechamento do negócio!

Nesta questão também será bom, pois terá uma listagem com nome, telefone e e-mail de pessoas interessadas em comprar carros, que podem virar futuros clientes.

Outro ponto positivo ao anunciar com valor mais baixo que a Tabela FIPE é a agilidade no fechamento do negócio.

Quando seu anúncio está bem posicionado, com preço competitivo e colocando na descrição o valor da FIPE e por quanto está vendendo, o lojista consegue mostrar ao comprador agilidade e quanto ele vai economizar comprando em sua revenda.

Mas lembre-se: mesmo abaixo da FIPE, o cliente tentará negociar. É aqui que você pode ver o que pode dar de desconto ou bônus, como transferência grátis ou tanque cheio. 

Quem pode achar que é fraude?

Quem pode achar que é fraude é o próprio consumidor. Ele pode ficar em dúvida se aquele valor que você está anunciando seu carro está muito abaixo ou acima da Tabela FIPE. Por isso, é importante sempre deixar seu estoque nos portais atualizado, com seus telefones de contato e endereço.

Também não esqueça de detalhar todas as informações de cada veículo na descrição, como o preço da FIPE e o valor que você está anunciando; quilometragem; se é único dono ou não; colocar fotos, entre outros, como já explicamos aqui.

Lembre-se que para deixar seu estoque sempre atualizado, você conta com o Integrador Web do Revenda Mais. Com ele você consegue publicar todo o estoque em um clique, em mais de 20 portais. 

Como acessar a Tabela FIPE

Você sabia que pode acessar a Tabela FIPE por meio do site oficial da FIPE ou em sites como o UOL, Tabela Fipe Carros? É possível, ainda, em portais de anúncios, como Webmotors e iCarros.

Para quem prefere ter o acesso na palma da mão, pode baixar o aplicativo da FIPE em seu celular: tanto pela Play Store, quanto pela App Store.

Escrito por

Rhaíssa Silva
Rhaíssa Silva
Jornalista especialista na geração de conteúdo para mídias sociais. Há oito anos no mercado, atua como analista de conteúdo na Revenda Mais e é uma das responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos especializados para o setor automotivo e lojas de veículos seminovos.

Inscrever-se
Notificação de
guest
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Davi
1 mês atrás

Boa tarde, estudo iniciar loja de vendas de veículos, como ser parceiro de financeiras? onde as encontro? tem sugestões? obrigado!

Revenda Mais
Admin
1 mês atrás
Responder a  Davi

Olá Davi, tudo bem? Você deve entrar em contato com os bancos ou com os agentes das financeiras. Uma outra… Leia mais »

Moises Ferreira
Moises Ferreira
1 mês atrás

Outro local para consular a Tabela FIPE de forma simples e rápida é o site Tabela FIPE Brasil que é… Leia mais »

Última edição 1 mês atrás por Moises Ferreira