Sazonalidade de vendas nas lojas de veículos: como aproveitar para vender carros?

Veja as dicas e aproveite os momentos de alta do mercado para acelerar as vendas de carros

Aproveitar a sazonalidade de vendas significa usufruir de algo temporário, típico de uma estação ou de uma data, para aumentas as suas vendas de carros. Mas será que isso realmente funciona? A resposta é sim!

Em muitos casos, os clientes esperam por oportunidades especiais para investirem seu dinheiro e estas são as melhores épocas para vender carros.

Continue lendo este artigo e veja como aproveitar as sazonalidades para melhorar os rendimentos da sua loja de veículos.

Sazonalidade de vendas

Comece com o planejamento

Não adianta fazer um banner na semana de Dia dos Pais ou soltar uma postagem nas redes sociais na data comemorativa. Para ter efetividade nas campanhas sazonais é necessário ter planejamento.

Repasse mês a mês do calendário para ver quais são as principais datas comemorativas que podem ser aproveitadas para vender carros. Vale ressaltar que nem todas as datas comemorativas podem ser boas para o seu segmento, por isso é essencial fazer um filtro do que vai trazer mais retorno com pouco investimento.

Para te ajudar, separamos aqui algumas das melhores épocas para vender carros:

Melhores épocas para vender carros
Janeiro 01 – 07 – Semana de saldão de ofertas
Fevereiro Carnaval
Março 08 – Dia Internacional da Mulher
15 – Dia Mundial do Consumidor
Abril Páscoa
Maio 01 – Dia Mundial do Trabalho
Dia das Mães
Junho 12 – Dia dos Namorados
Julho 20 – Dia do Amigo e Internacional da Amizade
26 – Dia dos Avós
Agosto Dia dos Pais
Setembro 07 – Independência do Brasil
15 – Dia do Cliente
Outubro 01 – Dia do Vendedor
Novembro Black Friday
Dezembro 24 – Natal
31 – Ano Novo

Dicas para aproveitar a sazonalidade de vendas em lojas de carros

Você pode trabalhar as datas com promoções semanais, mensais ou bimestrais, de acordo com sua importância. Caso tenha o cadastro dos clientes atualizado e saiba a profissão que eles atuam, você pode trabalhar datas ainda mais específicas, como o Dia do Médico ou Dia do Contador, por exemplo, oferecendo algumas vantagens ou condições especiais de pagamento.

Ofereça benefícios

Depois de já especificado quais serão as sazonalidades de vendas para lojas de carro a serem trabalhadas durante o ano, é hora de começar a pensar no tipo de benefício que será ofertado. Sua loja pode trabalhar com descontos, facilidades de pagamento ou até mesmo compra combinada, por exemplo: ao comprar um carro, o cliente ganha o aparelho de som. Ações para conquistar o cliente sempre valem a pena.

Invista em campanhas

Após definir as datas e os benefícios a serem oferecidos aos clientes que querem comprar carros, é hora de criar as campanhas que irão ao ar. Sejam elas por vídeos, imagens compartilhadas em grupos no WhatsApp para loja de carros, outdoors, folhetos do bairro, jornais da cidade, na internet (banners, blogs, e-mail marketing, redes sociais) ou até mesmo mudar a cara do site da empresa, o que importa é ouvir o cliente e entender as necessidades dele oferecendo algo que seja realmente atrativo.

Para que sua campanha seja eficaz e você colha bons resultados, organize as seguintes informações:

  • Objetivo da campanha;
  • Público-alvo;
  • Canais a serem utilizados;
  • Cronograma de ações;
  • Mensuração de resultados.

É importante que, em cada uma das campanhas, toda a sua equipe esteja alinhada com o discurso que será veiculado. Em cada uma das campanhas tenha uma mensagem bem definida. Além do produto e do preço, faça também o apelo sentimental da data. Em diversos casos o mote da campanha vende mais carros do que o valor do produto.

Tempo ideal para aproveitar a sazonalidade de vendas

sazonalidade na venda de veiculos

Quanto mais tempo investir em uma campanha sazonal para lojas de carros, mais eficaz ela será. Afinal, você terá mais tempo para criar a jornada de compras do cliente. Esta jornada está definida em 4 partes:

  1. Aprendizado e descoberta: quando o cliente tem o primeiro contato com você.
  2. Reconhecimento do problema: quando ele percebe que tem um problema para sanar, por exemplo, adquirir um carro maior porque a família está crescendo.
  3. Consideração da solução: quando ele já está buscando opções para resolver o problema que tem.
  4. Decisão de compra: quando ele vai decidir qual empresa oferece a melhor oportunidade para ele.

As lojas de veículos atuais estão acostumadas a entrarem em contato com o cliente apenas na última fase deste processo, porém, quando a jornada de compra é respeitada, as vendas são ainda mais eficientes.

Faça parcerias

Porque não vincular a marca da sua loja de carros com a de um produto que não é seu concorrente direto? Através de parcerias, é possível ofertar a experimentação de um novo produto, por exemplo, uma ducha rápida utilizando um novo produto de higienização ou até mesmo algo que não tenha relação nenhuma com automóveis, como oferecer vouchers para cinema ou restaurante. Para firmar boas parcerias, procure empresas que sejam reconhecidas pelos seus clientes ou famosas na sua região de atuação.

Mini eventos

Além das parcerias com empresas, outra forma de movimentar o público dentro de sua loja durante os melhores meses para vender carros é realizando mini eventos.

A loja pode promover palestras, workshops, lançamentos de produtos do universo automotivo, degustações, food trucks, testes grátis, exposição de carros antigos ou novos, e até mesmo encontros com celebridades locais (como pilotos, atletas e personalidades públicas).

Com planejamento e criatividade é possível atrair seu público para aproveitarem as ofertas sazonais da sua loja de veículos e aumentar suas vendas consideravelmente.

E se você quer ter acesso a dicas exclusivas de como ter sucesso e manter uma alta lucratividade na venda de carros, baixe nosso e-book gratuitamente clicando aqui e saiba como aprimorar os processos da sua loja.

Sazonalidade de vendas nas lojas de veículos: como aproveitar para vender carros?
5 (100%) 2 votos

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de