SDR em loja de veículos: o que faz esse profissional e qual a importância para a sua equipe?

SDR em loja de veículos: o que faz esse profissional e qual a importância para a sua equipe?

Ter um SDR em loja de veículos é uma excelente contratação para quem deseja agregar um profissional focado na qualificação de possíveis novos clientes. Entenda como esse cargo pode ser aplicado no segmento automotivo de novos e seminovos.

O que é um SDR em loja de veículos?

SDR é a sigla para o termo Sales Development Representative. Em português, significa Representante de Desenvolvimento de Vendas. Esse é um profissional com foco em prospecção e responsável pelas vendas internas (Inside Sales).

Dentro de uma empresa ou loja, ele tem como principal função a triagem de todos os clientes em potencial que são trazidos pelo time de Marketing, por exemplo, por um anúncio no Google ou um comentário no Instagram.

É ele quem vai desenvolver junto ao lead as duas primeiras etapas do processo de vendas – a abordagem e a qualificação. Estas são as etapas mais importantes para o sucesso de uma venda.

Na prática, o SDR em loja de veículos recebe o lead originado das estratégias de Marketing e Publicidade, e faz a abordagem inicial: apresenta a loja, conta sobre os diferenciais, estreita o relacionamento, transmitindo sempre confiança e segurança ao lead.

Em seguida, fará a qualificação e entenderá as necessidades deste consumidor, o que atraiu na loja e qual tipo de veículo busca. O objetivo é identificar se o lead realmente tem o perfil ideal para a revenda e se os veículos disponíveis atendem as necessidades do consumidor.

A partir deste momento, se o lead realmente for aderente ao negócio, será direcionado pelo SDR a um vendedor – que agendará test drive, passará valores, formas de financiamento e todas as outras informações e negociações. Além, é claro, de concretizar a venda.

É importante reforçar que o SDR não faz vendas e sim abre caminhos para facilitar a compra quando o consumidor chegar ao vendedor final.

Confira abaixo o vídeo elaborado pela nossa equipe explicando um pouco mais sobre a importância que este profissional tem dentro da sua loja de veículos.

Por que o cargo de SDR está tão em alta?

Até alguns anos atrás, o vendedor de uma loja de carros era responsável por todas as tarefas envolvendo os leads. Era ele quem respondia às pessoas interessadas que chegavam pelo WhatsApp ou pelo Facebook.

Ele também fazia a triagem desses consumidores entendendo se o veículo desejado ou forma de pagamento necessária atendia às necessidades. 

Paralelamente a todas essas tarefas de prospecção, o vendedor executava as tarefas mais burocráticas – agendamento de test drive e preenchimento de cadastro do lead – até o caminho da negociação.

Mas, hoje o cenário mudou. Com a popularização das mídias sociais, uma mesma pessoa consegue enviar pedidos de cotação para várias lojas ao mesmo tempo. E ganha vantagem quem responder antes. 

Fica a reflexão para os próximos parágrafos: será que a sua revenda está conseguindo ter um atendimento ágil com o time de vendas fazendo tantas tarefas ao mesmo tempo?

Principais benefícios de um SDR em loja de veículos

Três pontos principais justificam a necessidade de um profissional SDR em loja de veículos novos e seminovos.

1. Atendimento rápido

Conforme mencionado anteriormente, os consumidores estão cada vez mais imediatistas, exigem respostas rápidas e as empresas precisam acompanhar essa mudança comportamental. 

Imagine a seguinte situação: um lead envia pedido de orçamento por WhatsApp para três lojas diferentes. Duas delas respondem em poucos minutos. E uma terceira leva mais de um dia para retornar o contato.

Obviamente, o usuário se lembrará de quem o atendeu mais rapidamente e possivelmente até mesmo deixou de conversar com a terceira loja devido à lentidão no atendimento. 

Ou seja, o dinheiro que a sua loja investiu para conquistar aquele lead foi perdido pela demora em responder. Se um SDR estivesse à disposição essa situação teria sido diferente.

2. Diagnóstico preciso do lead

Um SDR experiente buscará formas de otimizar a interação com o cliente e fará perguntas certeiras. Elas podem ser tanto perguntas abertas que possibilitam variadas respostas (qual carro você deseja dar na troca? O que atraiu em nossa loja?) como perguntas fechadas (qual o valor que tem para investir em um veículo?), nas quais o consumidor responderá “sim”, “não” ou uma palavra/valor único.

3. Melhor controle dos leads

O profissional de captação e qualificação fará todo o registro dos leads que entraram na sua loja. É ele quem indicará os interesses desse cliente, valor disposto a pagar e cadastrará dados pessoais relevantes, como aniversário, telefone, email e endereço.

Porém, atenção! Para que o trabalho de um SDR e o controle de leads sejam eficientes, é preciso do apoio de uma plataforma de CRM, na qual o profissional registra todas as informações da carteira de clientes, deixando à disposição de quem precisar consultar posteriormente.

Esse tipo de registro online é fundamental para que nenhum dado estratégico se perca, afinal, a sua carteira de clientes pertence à sua loja e não a um vendedor específico. 

Um CRM facilita – e muito – a transição de um cliente para outro vendedor ou até mesmo a retomada de contato após um ou dois anos da venda ser consolidada. Além de facilitar o pós-venda, melhorando a reputação do seu negócio.

Onde contratar um CRM para ajudar o seu novo SDR?

O Revenda Mais é a ferramenta ideal para quem busca profissionalizar o atendimento aos clientes de uma loja de carros. Além de facilitar as rotinas administrativas, como cálculo de comissão de vendedor e armazenamento de contratos de vendas, a plataforma é fundamental para uma melhor gestão dos clientes e leads.

Dentro do nosso CRM exclusivo para o segmento automotivo, é possível cadastrar todos os consumidores interessados em fechar negócio e quem já é cliente juntamente com dados que facilitem a rápida identificação do que esse lead busca ou já comprou.

Motivos para investir no CRM Revenda Mais:

  • Saiba o tempo de resposta da sua equipe de vendas
  • Acompanhe a forma como seus vendedores interagem e negociam com os clientes
  • Identifique os canais e ações que mais trazem clientes até a sua loja
  • Gere vendas a partir da sua base de clientes com dados estratégicos, como aniversário da última compra e término de financiamento
  • Trace uma estratégia eficiente de pós-venda e pós-avaliação

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Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.
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