SEO para blog de loja de veículos: o que é e como usar para vender mais carros

Descubra como o SEO pode ajudar a atrair clientes interessados no seu produto.

É fundamental para qualquer empresa nos dias de hoje estar conectada à internet e ligada ao marketing digital, principalmente no caso de loja de veículos que, muitas vezes, possuem altas metas a serem batidas mês a mês.

O SEO (Search Engine Optimization) é a ferramenta ideal para alcançar bons resultados e melhorar as vendas de carro vendas através de um blog.

SEO para blog de loja de veículos

Já tem um blog e não sabe como o SEO funciona e como ele pode ajudar você? Separamos neste artigo as dicas para você atrair seus clientes e fechar ainda mais venda utilizando SEO para loja de carros.

O que é SEO?

O sonho de toda empresa é alcançar o topo das buscas do Google. Esta disputa é grande, em qualquer setor de atuação, porém, algumas ferramentas podem contribuir com um bom posicionamento de maneira orgânica, ou seja, nem a necessidade de pagar por anúncios. Para saber como usar o AdWords para aumentar as vendas de carro clique aqui.

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Motores de Pesquisa, é uma série de boas práticas feitas para que um site seja mais facilmente encontrado em mecanismos de busca como Bing, Yahoo e principalmente no Google.

O SEO envolve desde a parte da programação do site (o tempo de resposta – se é lento ou rápido – é um dos fatores, por exemplo), até as palavras-chave que serão distribuídas por ele e principalmente nos textos de blog de loja de veículos.

Como o SEO pode contribuir para sua loja de veículos?

O SEO serve para facilitar que o usuário encontre o que deseja pelos termos que usa em sua pesquisa. Quando alguém busca por “carros novos” pode estar procurando tanto matérias sobre próximos lançamentos quando por lojas que possa comprar um veículo. Neste caso, aparecer um texto de carros desvalorizados não será interessante.

Então é preciso especificar bem o que é seu produto e não economizar nos textos no seu blog. Através dele que o usuário encontrará o que procura.

Quanto mais rico for o seu post de blog, maior será o tráfego gerado nele. Isso significa que quanto mais pessoas estiverem transitando em seu blog e acessando seus conteúdos, maior a chance de fechar uma venda.

E se o cliente encontrar todas as informações que precisa no texto, a negociação fica ainda mais fácil.

Quais são as melhores formas de vender carros usando uma estratégia de SEO para blog de loja de veículos?

1. Crie posts relevantes

Os buscadores tendem a prever a intenção do usuário ao escrever os termos para que possam entregar exatamente o que se está procurando. A relevância do conteúdo tem grande peso neste momento.

Crie textos completos para sua loja de veículos, com o maior número de informações possíveis para que possam sanar as dúvidas dos clientes e tornar o texto relevantes. Fale os termos técnicos, mas também misture com termos usados no dia a dia.

O blog deve ser dinâmico e informativo, com assuntos da área, novidades sobre produtos e do mercado. Isso pode atrair compradores em potencial que não estavam necessariamente buscando fazer a compra naquele momento, mas que passam a conhecer sua empresa e tê-la como referência.

2. Escolha as melhores palavras-chave

Além de criar o conteúdo, é preciso que ele tenha relevância para os mecanismos de busca. É por isso que são utilizadas as “palavras-chave”, que são exatamente os termos técnicos e coloquiais mais buscados pelas pessoas.

Em um exemplo prático, você pode fazer um texto comentando sobre “carros do ano” e “carros novos”, que são termos usados para abordar o mesmo tema. Caso queira ser mais específico, pode colocar também o nome da cidade da qual atua, nomes das marcas que trabalha, etc. Tudo vale para facilitar que o buscador encontre sua loja de veículos.

Quanto mais específicos forem os textos do blog da sua loja de carros, mais pode atrair usuários realmente interessados em fechar uma compra. Isto é, quanto mais detalhes conterem em seus textos (mais palavras-chave relevantes utilizadas), melhor para os seus resultados e para o tráfego do seu site.

Você pode usar ferramentas como o Keyword Tool ou Ubersuggest para descobrir os termos relacionadas com a venda de carros, por exemplo.

3. Otimize o título, a URL e descrição da página

Já percebeu que, em muitos casos, decidimos clicar ou não em um link por causa da sua URL, o endereço que aparece no navegador após o WWW? Pois é, este também é uma técnica importante de SEO para blog de loja de veículos para aumentar a venda de veículos.

Prenda a atenção do usuário desde o começo, iniciando pela sua URL. Siga estas dicas:

  • Escolha títulos misteriosos que façam o cliente clicar por curiosidade. Exemplo: “Descubra como o Ford New Fiesta conseguiu um consumo de 34,4 km/l”. E é verdade, veja aqui;
  • Diminua suas URL, quando muito extensas, podem não entregar nenhum valor ao usuário;
  • Não deixe suas URL com numerais, mantenha elas sempre descritivas e com a palavra-chave principal;
  • Invista na meta-description, a descrição prévia da sua página. Ela aparecerá abaixo do título do mecanismo de busca e pode ser decisiva para que o usuário queira acessar o seu blog. Lembrando sempre de usar um “call to action” no final da sua meta, por exemplo: “Acesse e descubra”, “Clique e entenda”, “Clique e conheça mais”, podem converter a mais acessos;
  • Não esqueça das palavras-chave em todas as etapas do blog: texto, título e meta-description.

4. Invista na escrita

Se você quer vender carros utilizando o blog como ferramenta, saiba que é necessário seguir algumas boas práticas para ter resultado. A principal delas é investir no conteúdo, ou seja, todo o texto produzido deve ser além de bem escrito, ser inédito (sem cópias) e relevante.

Também é importante lembrar que os textos de blog devem ter no mínimo 300 palavras para que os buscadores, como o Google, por exemplo, faça o rankeamento dele. Para uma legibilidade é ideal que você não faça frases muito grandes e aposte em tópicos (intertítulos), e, quando possível, inclua a palavra-chave nele.

5. Inclua links internos e externos

Os links são essenciais para uma boa otimização de SEO para blog de loja de veículos e para aumentar as vendas de carros na sua loja. Os links internos são aqueles direcionados para o seu próprio site, podendo ser uma outra notícia, um serviço ou para uma página de download de um e-book, por exemplo.

Já o link externo é direcionado para um site que não seja o seu. Ele é usado na maioria das vezes para divulgar notícias e linkar o órgão oficial, dando mais credibilidade para o seu texto.

Para o uso de links, aposte em marcar uma frase que faça sentido e não apenas uma palavra isolada. Por exemplo: Veja como vender carros e ter sucesso na sua loja de carros.

6. Otimize as imagens

O Google já consegue fazer a leitura do texto das imagens, por esse motivo é essencial preencher sempre o texto alternativo no editor do seu blog. Você pode usar a palavra-chave do texto ou a palavra-chave que descreve a sua imagem, tudo vai depender da estratégia adotada.

O SEO para blog de loja de veículos é fundamental para o seu negócio. Ele ajuda a atrair os clientes que gostam de pesquisar o produto antes pela internet.

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Simplesmente maravilhoso.