Serviço de pós-venda: Como gerar receita com ele na sua loja de veículos

serviço de pós venda

Investir em um serviço de pós-venda eficiente pode ser um dos grandes diferenciais no mercado de revenda de automóveis. Um bom atendimento e um amplo leque de serviço pós-venda garantem a satisfação do cliente e aumentam as chances de fidelizá-lo à sua empresa.

Outro ponto importante é que um pós-venda capaz de auxiliar da maneira correta as necessidades dos clientes pode se transformar em fonte considerável de renda extra e servir como ferramenta para analisar e medir os resultados.

Neste artigo, abordaremos a importância do serviço de pós-venda na comercialização de automóveis e mostraremos algumas ferramentas que podem ser usadas para esse objetivo. Acompanhe!

Neste artigo, abordaremos a importância do serviço de pós-venda na comercialização de automóveis e mostraremos algumas ferramentas que podem ser usadas para esse objetivo. Acompanhe!

O atendimento pós-venda como forma de aumentar o faturamento

O processo de compra envolve várias etapas: desde o primeiro contato com o cliente, passando pela negociação até chegar ao fechamento do negócio. Porém, engana-se quem pensa que o trabalho termina por aí. Isso porque, depois que a compra é concretizada, uma nova possibilidade se abre com os serviços de pós-venda, cujo principal objetivo é manter o contato com o cliente e oferecer suporte caso ele precise.

Esse serviço contribui bastante para melhorar o relacionamento entre a empresa e o consumidor, o que gera mais satisfação e tende a fidelizar cada vez mais o cliente envolvido. Além disso, também possibilita que a empresa ofereça outros serviços que o cliente pode precisar depois da compra do carro, como manutenções preventivas, instalação de acessórios e muito mais.

Como implementar um serviço de pós-venda de sucesso

Entre as diversas ferramentas que podem ser usadas para implementar um pós-venda satisfatório estão:

E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser uma ferramenta útil para manter o relacionamento com os clientes, além de ser uma possibilidade para sua empresa oferecer outros serviços, cumprimentar em datas importantes e falar sobre novas promoções. Uma das vantagens é que as listas podem ser segmentadas, permitindo que você se comunique diretamente com o público desejado.

CRM

CRM é o termo usado para definir o Gerenciamento de Relacionamento de Clientes. Esta gestão é feita por meio de uma tecnologia própria, como um software de gestão, que armazenará todas as informações importantes sobre todos os clientes que passaram pela sua loja até o momento.

Em um CRM para loja de carros, como do Revenda Mais, você terá acesso a dados muito úteis, como data da compra do último veículo em sua loja, quando foi a última interação que a sua equipe fez com determinado cliente e até mesmo quando essa pessoa comemora um ano a mais de vida.

Todas essas informações podem ser usadas no relacionamento pós-venda dentro da sua loja de veículos.

Você pode, por exemplo, criar uma rotina para entrar em contato com um cliente depois de um mês após um carro ser vendido. Nesta ligação ou e-mail marketing, pode perguntar como está sendo o uso do veículo, se apresentou algum problema e até mesmo oferecendo um serviço adicional de manutenção por um preço mais acessível e exclusivo para novos clientes.

Basicamente, o CRM ajuda a gerar mais oportunidades com a mesma carteira de clientes. É uma forma mais barata de lucrar e que exige menos esforços em publicidade, como anúncios em portais especializados ou nas redes sociais.

Redes Sociais

As redes sociais permitem que o cliente fale diretamente com a empresa, contribuindo assim para uma comunicação muito mais fácil, direta e clara. Outro ponto positivo é a possibilidade de estar sempre apresentando as novidades que surgem e, evidentemente, todas as suas promoções.

Estar no Instagram e no Facebook hoje são situações quase que obrigatórias para as lojas de veículos.

Muitas revendas estão conseguindo concretizar vendas ao mostrar os carros novos que chegaram ao estoque, publicar fotos dos clientes que acabaram de adquirir um automóvel, entre outras situações que transmitem confiança para quem ainda não fez negócio com sua equipe.

Você também pode divulgar promoções especiais para clientes atuais da revenda, como uma condição especial para quem quer trocar de carro após um ou dois anos de venda.

Pense nas mídias sociais como a vitrine virtual da sua loja.

Eventos

Lembre-se de que a relação entre a empresa e os clientes não precisa ser apenas virtual. Nesse sentido, procure realizar eventos para reuni-los. Assim, você estará demonstrando que se importa com eles e os valoriza — o que pode influenciar em futuras decisões de compra.

Que tal fazer um encontro exclusivo, com muitos comes e bebes, para apresentar aos seus clientes atuais os veículos que acabaram de chegar ao estoque? Ou divulgar novas parcerias com bancos ou financeiras que facilitarão ainda mais a troca de carro?

Todo tipo de ação social é válida. Reflita apenas no objetivo que se pretende atingir.

WhatsApp Corporativo

Milhões de brasileiros usam o WhatsApp para fazer orçamentos ou pedir mais informações sobre determinado produto ou serviço. E com a sua loja não deve ser diferente. Invista o quanto antes em um WhatsApp Corporativo para aumentar e agilizar os seus atendimentos.

Pela plataforma, você pode enviar informações úteis aos seus clientes por meio de uma lista de transmissão. O mesmo conteúdo que enviou em um e-mail marketing, por exemplo, pode ser adaptado para o WhatsApp e divulgado neste canal também. É possível ainda criar vários tipos de lista de transmissão para personalizar a mensagem.

Apenas lembre-se de pedir autorização aos seus clientes para o envio destas novidades devido às exigências da nova Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD).

Métricas para medir a eficiência do serviço de pós-venda

Usar a sua base atual de clientes pode ser uma boa oportunidade de gerar novos negócios sem alto investimento em publicidade. Porém, antes de você entrar em contato com toda a sua base, avalie como está sendo a qualidade dos seus serviços, do seu atendimento e dos carros comercializados.

As métricas de eficiência podem servir para analisar a qualidade do serviço de pós-venda e auxiliar na correção e realinhamentos de possíveis falhas no processo. Para isso, podem ser usadas:

  • pesquisa de satisfação;
  • análise de redução de cancelamentos;
  • análise de aumento no ticket médio de compras;
  • número de indicações dos clientes para amigos e familiares.

Neste artigo, falamos sobre a relevância do serviço de pós-venda para lojas que atuam com revenda de automóveis, assim como estratégias que podem ser usadas para que ele atenda às necessidades dos clientes. Com dedicação e comprometimento é possível utilizar esse aspecto para colocar sua empresa em outro patamar.

Aproveite todas as possibilidades de marketing de relacionamento no pós-vendas. Fidelize clientes e veja seu faturamento aumentar dia após dia.

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