Em qualquer cenário econômico, é vital para o sucesso dos negócios que o empreendedor esteja sempre em busca de serviços para agregar valor à marca ou aos produtos. No caso de uma loja de veículos, esse pode ser o diferencial na hora de fidelizar o cliente.
A regra é simples: quanto maior é o tempo que o cliente está presente na loja, maior também é o potencial de compra. Outro fator importante é que a permanência dele pode ser um índice de satisfação e de credibilidade da marca.
E você percebe como muita coisa está ligada à qualidade do seu pós-venda?
Continue lendo e descubra quais são os principais serviços que podem ser ofertados para agregar valor ao seu empreendimento!
A importância do pós-venda
Em muitos casos, o pós-venda é a principal vantagem competitiva em relação à concorrência e, se bem utilizado, pode otimizar todo o processo de vendas e de divulgação, aumentando os lucros e a presença da marca no mercado.
A oferta de serviços fará com que o cliente esteja sempre presente na loja, criando vínculos com as equipes de atendimento e com a própria marca. Assim, ele levará sua experiência às pessoas próximas, estimulando a captação de novos clientes por meio do marketing espontâneo — a famosa propaganda boca a boca.
Na hora de oferecer serviços para atrair e fidelizar clientes para sua loja, não há limites para a criatividade, mas sem perder de vista a noção do que pode ou não ser útil. De nada adianta começar a disponibilizar um serviço que não tenha nada a ver com sua loja, e isso só aumentar suas despesas.
Por isso, a seguir, vamos apresentar cinco opções que vão fazer a diferença no seu pós-venda.
Serviços para agregar valor à sua loja de veículos
1. Limpeza
Uma forma de oferecer serviços para agregar valor e manter o cliente sempre presente na loja, mesmo depois que já adquiriu o veículo, são os serviços de limpeza automotiva.
Há diferentes técnicas que podem ser oferecidas, desde a lavagem tradicional do carro até a “ecológica” — ou a seco — feita com cera líquida em vez de água.
Mas porque a limpeza é importante?
Começando antes mesmo de realizar a venda do veículo, é importante manter o produto sempre em boas condições, é preciso tratá-lo como um carro novo, pois é praticamente impossível um cliente se sentir atraído por um veículo sujo e que parece estar caindo aos pedaços.
Em seguida, ofereça os serviços de um lava-car, procure formar um convênio com um caso a loja não tenha, e procure até mesmo oferecer descontos aos clientes que tenham comprado em sua loja.
2. Seguro
Em um país que têm um alto índice de assaltos, é sempre bom se precaver. Contratar um seguro para o carro antes mesmo de retirá-lo da loja de veículos não é só uma forma de se precaver contra eventualidades, mas também de eliminar o processo normal de vistoria e garantir a cobertura de valor do carro zero.
Quando se pensa em seguro, as primeiras coisas que vem à cabeça são os problemas mais graves, como roubo do veículo ou em caso de acidente, mas os serviços que o seguro oferece vão muito além disso, guincho, mecânico, troca de: vidros, faróis e lanternas, entre outros.
Porém é necessário ter em vista que existe uma limitação relacionada ao ano de fabricação do veículo e quando for feito o seguro, será necessária uma vistoria prévia de um agente autorizado.
Apesar de ser um custo a mais, além de diminuir os riscos, demonstram o profissionalismo da empresa, o que pode ter grande influência na decisão do cliente. Além disso, o seguro para veículos usados é mais acessível do que para carros novos, dado o fato que o preço do veículo corresponde ao preço do seguro, quanto mais caro um veículo, mais caro seu seguro será.
3. Manutenção e revisão
Manutenção, reparos e revisão são comuns em lojas de veículos. Por isso, além de indispensáveis em sua loja, são mais eficazes se incluírem benefícios exclusivos, como garantias estendidas e assistência 24h.
Oferecer serviço de manutenção, reparos e revisão são uma boa tática para fidelizar um cliente, pois ele estará constantemente indo em sua loja para uma revisão, e assim, quando ele pensar em trocar de carro, é bem provável que a sua loja seja uma das primeiras opções que ele tenha pensado.
Além de se precaver de problemas com o cliente, ao fazer uma revisão e a manutenção necessária em um veículo antes de vender, você estará o valorizando ainda mais.
4. Serviços Delivery
Já diz o ditado que “se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”. Nem sempre o consumidor tem disponibilidade para frequentar e permanecer na loja.
Então, nessas horas, opções delivery de peças e veículos são uma ótima solução para reforçar a presença da sua marca no pós-venda, mesmo quando o cliente está distante.
Os serviços delivery tem se tornado cada vez mais procurados pelos consumidores, por isso é interessante que sua loja disponibilize tais serviços, valorizando ainda mais seu valor como marca.
5. Serviços conectados
Por fim, não devemos nos esquecer da tecnologia. É preciso utilizá-la a favor do seu pós-venda! Softwares, aplicativos para celular e redes sociais colocam sua loja em contato com os seus clientes, disponibilizando serviços como agendamentos, consultas, agenda do carro etc.
A presença do público de hoje em dia nas redes sociais é enorme, o que permite a aparição de inúmeras oportunidades. A Nissan já chegou até mesmo a vender um carro usando o Twitter em todo o processo! Isso só mostra em como as oportunidades estão em lugares inesperados.
E já que falamos em tecnologia, ela pode auxiliar não apenas no relacionamento com o cliente, mas também com soluções de gestão integrada, incluindo sistemas em nuvem, por exemplo, que otimizam todos os processos e facilitam o dia a dia dos revendedores na sua loja de veículos.
Gostou das dicas? Agora que você já conhece os principais serviços para agregar valor e fidelizar clientes, não pare por aí. Veja também como aproveitar a época de vendas de final de ano para aumentar seus lucros!
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