Tecnologia 5G e lojas de veículos: o que muda no varejo?

Tecnologia 5G e lojas de veículos: qual será o impacto dessa nova forma de conexão no segmento do varejo? A quinta geração de internet móvel chega ao Brasil com a promessa de abrir as portas para tecnologias diferenciadas e cada vez mais complexas. Entenda sobre esse cenário no artigo a seguir.

Sucessora do sinal 4G, a conexão móvel 5G já é uma realidade em vários países ao redor do mundo, mas chegou oficialmente ao Brasil em julho de 2022. A cidade escolhida para a inauguração foi Brasília, porém, ao longo dos meses será ampliada também para outras capitais, como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

O que é tecnologia 5G?

Com a rede 5G em seu formato puro, sem nenhuma interferência, a velocidade da internet nos dispositivos móveis chegará a 1 giga por segundo. O número é incrivelmente maior do que a tecnologia 4G, que atinge até 80 Mbps. 

Entre as principais características, destacam-se:

  • Mais dispositivos conectados na mesma rede 
  • Menor latência, ou seja, menos atrasos na transferência de informações na internet
  • Conexões muito mais estáveis

Para conseguir aproveitar desta velocidade, o aparelho celular precisa ter configurações específicas. Atualmente, não é possível, por exemplo, adaptar um smartphone antigo para utilizar essa nova rede. Mas, no Brasil, 70 modelos de celulares no Brasil já são compatíveis com a 5G, segundo informações do jornal Extra.

Conheça as principais mudanças geradas pela rede 5G

Quando pensamos em uma nova geração de internet móvel, uma das primeiras palavras que vêm à mente é: velocidade. Sim, essa é uma das principais vantagens da tecnologia 5G, mas não a única. O tempo e a capacidade de download e upload nesse tipo de conexão será muito eficiente, porém, as consequências positivas diante desse cenário são ainda maiores.

Residências inteligentes

A internet das coisas vai se fortalecer nos próximos anos. Com uma conexão de internet mais estável e que permite mais aparelhos conectados em uma mesma rede, será possível tornar as residências automatizadas e inteligentes

Seja a encomenda de alimentos usando uma geladeira inteligente, deixar o ar-condicionado ligado minutos antes de chegarmos em casa ou colocar um alimento para assar enquanto estamos a poucos minutos do nosso lar – as possibilidades são grandes.

Essa automação favorecerá, inclusive, o consumo de energia elétrica. Mesmo à distância, conseguiremos pedir o desligamento de uma lâmpada que esquecemos acesa, por exemplo. Outro dado, segundo o Mundo Educação, é de que as redes 5G consomem até 90% menor energia do que a 4G.

Avanço da Telemedicina

A Telemedicina ganhou popularidade com a pandemia da Covid-19, mas continuará passando por uma transformação nos próximos anos. Cirurgias remotas ou com apoio de robôs se tornarão cada vez mais comuns no dia a dia, principalmente pela rapidez de conexão entre equipamentos, garantindo mais segurança nos procedimentos.

Aproveite para conferir nosso artigo: O futuro das lojas de carros no pós-pandemia

Inteligência Artificial

Com uma maior capacidade de armazenamento e transmissão de dados, a inteligência artificial e o Business Intelligence se tornarão mais robustos. As empresas, principalmente indústrias, terão cada vez mais dados à disposição para tomar decisões assertivas, que reduzam custos e consigam se antecipar a crises ou aumento na demanda. 

Veículos autônomos

Assim como na Telemedicina, a rapidez na transmissão de informações favorecerá o mercado de veículos autônomos, desde carros de passeio a caminhões pesados. 

Tecnologia 5G e lojas de veículos: o que o futuro prepara?

A experiência na jornada de compra será uma das grandes – e positivas – mudanças na forma como o varejo comercializa seus produtos. Depois da pandemia da Covid-19, muitos empresários, inclusive do ramo automotivo, perceberam que é possível vender os mais diferentes produtos de forma remota. 

Neste caso, o que realmente impacta é a qualidade do atendimento e a disponibilidade de fotos e vídeos dos veículos no estoque. E com a rede 5G, a realidade virtual se tornará cada vez mais avançada.

Consumidores poderão entrar dentro de carros dentro de um ambiente digital para conferir detalhes ou fazer test drives a distâncias para entender a aceleração do veículo. Tudo sem precisar sair de casa.

A maneira como a sua loja de carros será divulgada na internet e conversará com seus seguidores também irá mudar. Com uma velocidade de conexão cada vez maior, os vídeos ganharão ainda mais espaço nas mídias sociais, exigindo uma reflexão sobre os melhores formatos de conteúdo. 

Seu site profissional é outro canal que passará por transformações. Mais vídeos, mais fotos, mais recursos interativos. Tudo para tornar a experiência imersiva e o mais próxima do contato olho no olho.

A partir de agora, não deixe de acompanhar as novidades no segmento tecnológico. Isso fará a diferença entre acompanhar o futuro ou ficar atrás da concorrência.

Aproveitamos para convidar você a se cadastrar em nossa newsletter. Mensalmente trazemos novidades do segmento automotivo, mudanças na legislação e dicas para revendas de veículos.

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.
Inscrever-se
Notificação de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Fechar Menu
0
O que você achou? Por favor, comente.x