Tendências de Marketing para revenda de veículos em 2021

Acompanhar as tendências de Marketing para revenda de veículos é fundamental para estar sempre à frente da concorrência e identificar novas oportunidades para aumentar o engajamento da sua marca e, é claro, gerar novos negócios.

Tendências de Marketing para revenda de veículos

O segmento de Marketing, principalmente do Marketing Digital, está em constante evolução. Além do lançamento frequente de novas ferramentas e canais digitais, o mercado é sempre impactado pela mudança de comportamento dos consumidores.

Em 2020, por exemplo, a pandemia da COVID-19 fez com que as compras online se popularizassem ainda mais, exigindo que as empresas acelerassem sua transformação digital na internet.

A seguir, destacamos quais serão as tendências de marketing para revenda de veículos previstas para 2021.

Marketing Interativo

O isolamento social, marcante em 2020, fez com que as interações através das telas ganhassem força e a tendência permanecerá no próximo ano. 

Invista em quizzes, ebooks, enquetes, infográficos e vídeos interativos para promover maior envolvimento com o seu público-alvo e utilize suas mídias sociais para esta divulgação.

O Instagram, inclusive, é uma das plataformas mais adequadas porque traz inúmeras funcionalidades específicas de interação nos stories, como enquetes e a possibilidade de criar filtros personalizados da sua revenda para os seguidores utilizarem.

Quando falamos em Marketing Interativo, também nos referimos à possibilidade dos usuários conversarem com sua revenda facilmente.

Mantenha os pontos de contato sempre visíveis em seu site, como telefone e e-mail. E se você ainda não possui um WhatsApp Corporativo, comece hoje mesmo a criar a sua conta e utilizar as ferramentas de automação, como respostas rápidas e mensagem de ausência, para promover um melhor relacionamento com clientes em potencial.

Transmissões ao vivo (lives)

As transmissões ao vivo também se fortaleceram em 2020. Segundo informações do portal Metrópoles, o tempo de visualização em lives aumentou mais de 100% entre julho de 2019 e julho de 2020.

Os usuários gostaram tanto destes conteúdos que continuarão se engajando com as transmissões ao vivo em 2021.

Uma tendência interessante observada dentro deste nicho é a popularização do live streaming shopping. Resumidamente, são lives focadas na venda de produtos. Durante os eventos virtuais, os usuários podem comentar, ver promoções em tempo real e comprar diretamente na mesma tela.

Observamos um movimento semelhante na Black Friday deste ano em uma ação da Magazine Luiza. É claro que produtos de alto valor agregado, como um veículo usado, dificilmente serão vendidos em 10 minutos de apresentação. Mas, que tal fazer transmissões ao vivo sempre que novos carros e motos chegarem em seu estoque?

Adapte as tendências de marketing para revenda de veículos para a sua realidade!

Micro influenciadores

Nem sempre uma parceria com influenciadores que registram centenas de milhares de seguidores é sinônimo de sucesso. A tendência para 2021 será investir nos micro influenciadores, que são usuários com seguidores mais fiéis e segmentados.

Antes de tudo, avalie quais nichos você gostaria de atingir.

Deseja impactar casais jovens para comercializar veículos hatch? Forme parceria com perfis de decoração para o primeiro apartamento ou em influenciadores que falem sobre os desafios dos primeiros meses de casamento.

São diversas as possibilidades de segmentação.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é tendência há vários anos e em 2021 não será diferente. Frequentemente, reforçamos no blog do Revenda Mais sobre a importância de uma abordagem mais informativa nas mídias sociais.

Esqueça as estratégias unicamente comerciais. Somente publicar carros em promoção poderá afastar seus seguidores ou até mesmo dificultar o crescimento das redes sociais.

Busque intercalar conteúdo informativo e conteúdo comercial. Faça transmissões ao vivo, pequenos vídeos ou até mesmo e-mails marketing sobre os principais cuidados na hora de higienizar um veículo ou os perigos da maresia para veículos.

Elenque todas as dúvidas frequentes dos seus clientes no dia a dia e transforme em publicações.

Para que você não acabe repetindo assuntos ou deixando de publicar conteúdos importantes, experimente criar um cronograma de publicações em um Excel ou até mesmo arquivo de Word. Sinalize os dias da semana e insira em cada dia qual tipo de material será divulgado.

Participação dos clientes como tendência de marketing para revenda de veículos

Os consumidores também podem ser geradores de conteúdo. Seu cliente adquiriu um carro e postou em seu próprio Instagram? Crie formas de incentivo para que o perfil da sua revenda seja marcado e, assim, você possa repostar o conteúdo. 

Você também pode usar histórias inspiradoras dos seus clientes para gerar conteúdo, como um pequeno depoimento de alguém que acabou de adquirir o primeiro veículo após muitas batalhas ou a gravação de um consumidor contando como o carro recém-adquirido facilitou o seu dia a dia profissional.

Lembre-se apenas de solicitar uma autorização de uso de imagem dos clientes quando desenvolver este tipo de conteúdo. Existem diversos modelos na internet gratuitos para você se basear.

Não esqueça da LGPD

Grande parte das estratégias mostradas neste artigo buscam um objetivo em comum: a geração de leads qualificados. Porém, a captação dos dados desses clientes em potencial precisa estar alinhada à nova Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde agosto de 2020.

A legislação impactou amplamente a maneira como as empresas recebem e manipulam as informações dos consumidores, como nome, dados de contato e de navegação.

O nosso sistema de gestão de veículos Revenda Mais já está preparado para que a sua loja de carros siga a lei com a ajuda da tecnologia e de forma automatizada.

Com apoio de uma consultoria especializada, nossos especialistas estão desenvolvendo uma ferramenta exclusiva para centralizar as informações de clientes, fornecedores e parceiros, e também para facilitar o tratamento e armazenamento desses dados. 

Outra mudança bastante importante, que já está ativa, é a adequação dos sites comercializados por nós. As novas páginas já trazem recursos exigidos pela LGPD, como o aviso sobre uso de cookies e coleta de informações pessoais e formulários de contato que deixam, de forma clara e transparente, a intenção de coleta das informações de contato para uso comercial.

Se você gostaria de saber mais sobre como o Revenda Mais pode ajudar a sua empresa a se adequar à nova LGPD, clique aqui e entre em contato.

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.

Compartilhe!
Inscrever-se
Notificação de
guest