Acompanhar as tendências de Marketing para revenda de veículos é fundamental para estar sempre à frente da concorrência e identificar novas oportunidades para aumentar o engajamento da sua marca e, é claro, gerar novos negócios.

Tendências de Marketing para revenda de veículos

O segmento de Marketing, principalmente do Marketing Digital, está em constante evolução. Além do lançamento frequente de novas ferramentas e canais digitais, o mercado é sempre impactado pela mudança de comportamento dos consumidores.

Em 2020, por exemplo, a pandemia da COVID-19 fez com que as compras online se popularizassem ainda mais, exigindo que as empresas acelerassem sua transformação digital na internet.

A seguir, destacamos quais serão as tendências de marketing para revenda de veículos previstas para 2021. Entre elas, destacam-se Marketing interativo, TikTok e Reels, lojas virtuais nas mídias sociais, popularização das lives e muito mais.

Marketing Interativo

O isolamento social, marcante em 2020, fez com que as interações através das telas ganhassem força e a tendência permanecerá no próximo ano. 

Invista em quizzes, ebooks, enquetes, infográficos e vídeos interativos para promover maior envolvimento com o seu público-alvo e utilize suas mídias sociais para esta divulgação.

O Instagram, inclusive, é uma das plataformas mais adequadas porque traz inúmeras funcionalidades específicas de interação nos stories, como enquetes e a possibilidade de criar filtros personalizados da sua revenda para os seguidores utilizarem.

Quando falamos em Marketing Interativo, também nos referimos à possibilidade dos usuários conversarem com sua revenda facilmente.

Mantenha os pontos de contato sempre visíveis em seu site, como telefone e e-mail. E se você ainda não possui um WhatsApp Corporativo, comece hoje mesmo a criar a sua conta e utilizar as ferramentas de automação, como respostas rápidas e mensagem de ausência, para promover um melhor relacionamento com clientes em potencial.

TikTok e Reels do Instagram

Todo mundo ama vídeos, principalmente se forem curtos e divertidos, podendo ser assistidos em uma pausa rápida no trabalho ou à noite enquanto pulamos de uma publicação para outra para descansar a mente.

E é por isso que o TikTok e o Reels (uma espécie de TikTok do Instagram) ganharam destaque em 2020 e entram nas tendências de Marketing para revenda de veículos para este ano.

O TikTok, inclusive, já é a quarta rede social mais acessada no Brasil e já está sendo usada por empresas e profissionais autônomos para divulgar serviços e produtos.

A seguir, uma breve explicação sobre o funcionamento de cada plataforma.

TikTok

É uma rede social de vídeos e que fornece diversos efeitos e até mesmo áudios para serem usados em dublagens (um dos conteúdos mais populares na mídia social).

A navegação é bastante intuitiva e em questão de minutos você pode montar vídeos bastante divertidos. Um dos grandes diferenciais é o menu Descobrir, onde aparecem vídeos do mundo inteiro – de pessoas famosas ou não – que estão utilizando as hashtags mais populares do momento.

Reels

Concorrente direto do TikTok, o Reels no Instagram também possibilita criar vídeos variados, com efeitos, cortes inusitados e utilizar músicas de fundos, além de áudios para fazer dublagens.

Para fomentar a utilização desta ferramenta, o Instagram inclusive inseriu um botão para acessar diretamente o Reels no rodapé do aplicativo. Fica na terceira posição. Que tal conferir para entender mais o funcionamento?

Nestes canais, nada de formalidade! Procure sons para fazer dublagem, use efeitos para mostrar seus veículos chegando ao estoque e traga informações automotivas de uma forma divertida e acessível.

Outra dica é ter uma alta periodicidade de publicações e utilizar as hashtags mais relevantes e relacionadas ao seu assunto.

Transmissões ao vivo (lives)

As transmissões ao vivo também se fortaleceram em 2020 como tendências de marketing para revenda de veículos. Segundo informações do portal Metrópoles, o tempo de visualização em lives aumentou mais de 100% entre julho de 2019 e julho de 2020.

Os usuários gostaram tanto destes conteúdos que continuarão se engajando com as transmissões ao vivo em 2021.

Uma tendência interessante observada dentro deste nicho é a popularização do live streaming shopping. Resumidamente, são lives focadas na venda de produtos. Durante os eventos virtuais, os usuários podem comentar, ver promoções em tempo real e comprar diretamente na mesma tela.

Observamos um movimento semelhante na Black Friday deste ano em uma ação da Magazine Luiza. É claro que produtos de alto valor agregado, como um veículo usado, dificilmente serão vendidos em 10 minutos de apresentação. Mas, que tal fazer transmissões ao vivo sempre que novos carros e motos chegarem em seu estoque?

Adapte as tendências de marketing para revenda de veículos para a sua realidade!

Micro influenciadores

Nem sempre uma parceria com influenciadores que registram milhões de milhares de seguidores é sinônimo de sucesso. A tendência para 2021 será investir nos micro influenciadores. Eles têm entre 5 mil e 100 mil seguidores e possuem seguidores mais fiéis e engajados.

Uma das vantagens em contratar um micro influencer é a possibilidade de atingir um nicho mais segmentado. Engana-se quem pensa no influenciador como uma pessoa do gênero feminino e que possui entre 20 e 26 anos.

Apesar das mulheres serem maioria entre os influenciadores, hoje públicos com diferentes gostos, renda familiar e profissões são capazes de instigar outros usuários a adquirirem determinado produto ou serviço.

Atualmente, existem desde perfis populares que oferecem dicas financeiras até perfis que compartilham reviews de seus seguidores a respeito de carros usados. 

Se você deseja consolidar uma parceria com um micro influencer, a dica é pesquisar assuntos e pessoas que o seu público-alvo acompanha no Instagram e TikTok.

Antes de tudo, avalie quais nichos você gostaria de atingir.

Deseja impactar casais jovens para comercializar veículos hatch? Forme parceria com perfis de decoração para o primeiro apartamento ou em influenciadores que falem sobre os desafios dos primeiros meses de casamento.

São diversas as possibilidades de segmentação.

Para saber mais sobre o perfil dos micro influenciadores no Brasil, a Squid, plataforma de marketing com foco em micro-influenciadores, avaliou mais de 2 mil perfis. A seguir, você confere os dados mais relevantes.

  • 70% dos influenciadores são mulheres.
  • 70% moram no Sudeste.
  • 50% têm entre 26 e 35 anos.
  • Os assuntos mais falados são: lifestyle (36%), fashion (24%), arte (11,9%), comida (8,8%), 8,1% (esportes) e tecnologia (7,4%).
  • Diferenciais: audiência mais engajada, audiência mais nichada e pessoas com mais autenticidade na produção de conteúdo.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é tendência há vários anos e em 2021 não será diferente. Frequentemente, reforçamos no blog do Revenda Mais sobre a importância de uma abordagem mais informativa nas mídias sociais.

Esqueça as estratégias unicamente comerciais. Somente publicar carros em promoção poderá afastar seus seguidores ou até mesmo dificultar o crescimento das redes sociais.

Busque intercalar conteúdo informativo e conteúdo comercial. Faça transmissões ao vivo, pequenos vídeos ou até mesmo e-mails marketing sobre os principais cuidados na hora de higienizar um veículo ou os perigos da maresia para veículos.

Elenque todas as dúvidas frequentes dos seus clientes no dia a dia e transforme em publicações.

Para que você não acabe repetindo assuntos ou deixando de publicar conteúdos importantes, experimente criar um cronograma de publicações em um Excel ou até mesmo arquivo de Word. Sinalize os dias da semana e insira em cada dia qual tipo de material será divulgado.

Memes continuam em alta

Nem sempre os usuários querem visualizar conteúdos sérios ou excessivamente formais em suas timelines.

O bom humor nas publicações é uma excelente estratégia para engajar, fazer com o que a sua marca tenha potencial de viralizar e, é claro, torná-la mais próxima dos usuários, criando uma relação intimista.

Uma das formas para diversificar seu perfil nas mídias sociais é utilizando memes. Que tal combinar aquele seriado que está super em alta para divulgar uma promoção? Use a cultura pop a seu favor!

Marcas mundialmente conhecidas, como Netflix e McDonald ‘s, usam amplamente o universo dos memes. Mas, elas sabem exatamente o timing certo para fazer isso. Não espere o meme ficar antigo ou desgastado pelo uso excessivo em outras páginas.

Procure estar sempre antenado nas novidades, como lançamentos de filmes, novelas e seriados. O Twitter, inclusive, é uma mídia social forte para acompanhar o que está em alta na internet.

Você não precisa criar um perfil para a sua revenda de veículos, basta criar um perfil pessoal e entrar diariamente para fazer uma varredura nos chamados trending topics (em português, algo como assuntos no topo).

E uma dica de ouro: não deixe de conversar com os usuários que se engajarem nos seus memes. Responda comentários, brinque, reaja com emojis – sempre com muito bom humor e leveza.

Lojas virtuais integradas às mídias sociais

As mídias sociais se tornaram o maior marketplace de todos os tempos. Você sabia que agora é possível divulgar seus seminovos no Facebook?

Inclusive, existe uma integração que o próprio Revenda Mais oferece para conectar o estoque da sua loja à fan page.

O WhatsApp é outra ferramenta digital que já permite inserir fotos dos veículos, preço e um link direcionando para o site ou portal especializado com mais informações.

Tudo isso para facilitar a busca por produtos e acelerar o processo de venda, seja um produto mais acessível como uma peça de roupa até um carro seminovo.

Aqui na Revenda Mais, temos cases de clientes que utilizam nosso sistema de gestão e reforçaram a divulgação dos estoques nas mídias sociais no último ano devido à pandemia. O resultado? Carros vendidos à distância, mesmo sem o comprador ter feito o test drive.

Tudo graças ao poder do digital e a um atendimento de qualidade, que se preocupou em mostrar todos os detalhes do veículo desejado.

Recentemente, o Instagram passou por uma grande atualização e também recebeu a opção de loja virtual.

Agora, todos os usuários podem conferir rapidamente quais produtos estão à venda nos perfis que eles seguem ou ainda buscar por tipo de produto. Basta acessar o aplicativo e, no rodapé, clicar na opção da loja virtual (quarto botão da esquerda para direita).

Vale lembrar que esta rede social já ultrapassou 1 bilhão de usuários em todo o planeta, então nada mais interessante do que levar seu estoque até lá também, não é mesmo?

Participação dos clientes como tendência de marketing para revenda de veículos

Os consumidores também podem ser geradores de conteúdo. Seu cliente adquiriu um carro e postou em seu próprio Instagram? Crie formas de incentivo para que o perfil da sua revenda seja marcado e, assim, você possa repostar o conteúdo. 

Você também pode usar histórias inspiradoras dos seus clientes para gerar conteúdo, como um pequeno depoimento de alguém que acabou de adquirir o primeiro veículo após muitas batalhas ou a gravação de um consumidor contando como o carro recém-adquirido facilitou o seu dia a dia profissional.

Lembre-se apenas de solicitar uma autorização de uso de imagem dos clientes quando desenvolver este tipo de conteúdo. Existem diversos modelos na internet gratuitos para você se basear.

Não esqueça da LGPD

Grande parte das estratégias mostradas neste artigo buscam um objetivo em comum: a geração de leads qualificados. Porém, a captação dos dados desses clientes em potencial precisa estar alinhada à nova Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde agosto de 2020.

A legislação impactou amplamente a maneira como as empresas recebem e manipulam as informações dos consumidores, como nome, dados de contato e de navegação.

O nosso sistema de gestão de veículos Revenda Mais já está preparado para que a sua loja de carros siga a lei com a ajuda da tecnologia e de forma automatizada.

Com apoio de uma consultoria especializada, nossos especialistas estão desenvolvendo uma ferramenta exclusiva para centralizar as informações de clientes, fornecedores e parceiros, e também para facilitar o tratamento e armazenamento desses dados. 

Outra mudança bastante importante, que já está ativa, é a adequação dos sites comercializados por nós. As novas páginas já trazem recursos exigidos pela LGPD, como o aviso sobre uso de cookies e coleta de informações pessoais e formulários de contato que deixam, de forma clara e transparente, a intenção de coleta das informações de contato para uso comercial.

Se você gostaria de saber mais sobre como o Revenda Mais pode ajudar a sua empresa a se adequar à nova LGPD, clique aqui e entre em contato.

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.
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