Tendências de vendas para loja de carros

Acompanhar as principais tendências de vendas para loja de carros ajuda na tomada de decisão, criação de campanhas promocionais e implementação de novas tecnologias que facilitam a rotina.

Os últimos dois anos foram repletos de mudanças significativas e desafiadoras, principalmente pela mudança na maneira que as pessoas pesquisam e compram produtos. A pandemia recente aliada ao isolamento social fortaleceu o comércio virtual ao mesmo tempo que exigiu uma reestruturação de estratégias de quem dependia de lojas 100% físicas.

Além disso, plataformas inovadoras surgiram, outras evoluíram e questões antes pouco debatidas, como a cibersegurança e proteção de dados (LGPD), tornaram-se fundamentais em qualquer tipo de empresa.

Para ajudar você a entender todas essas transformações, preparamos uma lista com as principais tendências de vendas adaptadas para o universo das revendas de veículos novos e seminovos.

Acompanhe as tendências de vendas para loja de carros

Social selling: mídias sociais a favor das vendas

O social selling, em português “venda social”, é basicamente usar as mídias sociais para se relacionar e vender produtos e serviços aos clientes em potencial. Para isso, você pode investir em conteúdos que engajam o usuário, como vídeos informativos no YouTube e no TikTok, anúncios no Instagram e Facebook, e outras estratégias que aumentem o impacto da sua marca digitalmente.

Para acertar no canal, antes de tudo avalie quem é o seu público-alvo e a persona da loja de carros. Afinal, de nada adianta direcionar esforços publicitários para o LinkedIn se os seus clientes não costumam utilizar essa plataforma para conhecer novos produtos ou negociar.

CRM e vendas personalizadas

Ter um CRM para lojas de carros combina com uma tendência cada vez mais presente no comércio: a customização das estratégias de vendas. Cada consumidor é único e assim deve ser também o discurso da equipe Comercial.

Mas, onde o CRM entra nesse tipo de ação? Reunindo e organizando todos os dados coletados de leads e clientes que entraram em contato com a sua loja, seja há dois meses ou nos últimos dias. 

Uma plataforma direcionada para revendas de veículos, como do Revenda Mais, possibilita que em poucos cliques você e seu time de Vendas tenha acesso a informações relevantes do consumidor, como veículo desejado, data de aniversário da última compra do carro e outros dados que ajudam na abordagem a esta pessoa.

Com essas informações à disposição, você consegue direcionar muito melhor um determinado veículo ou facilitar determinada forma de pagamento. Tudo muito mais personalizado para cada cliente.

Pagamentos à distância

O PIX se consolidou no Brasil como um método de pagamento eficiente e seguro. Criado em 2020, esse formato movimenta bilhões de reais todos os meses. Em março de 2022, por exemplo, ocorreu o maior número de operações desde a implementação do PIX: 1,6 bilhões. Os dados são do Banco Central.

Se você ainda não aderiu a esse método em sua loja de carros, saiba que pode estar perdendo oportunidades. O PIX pode ser usado no pagamento da diferença de um veículo adquirido em troca de outro, compra de um serviço adicional em sua loja ou até mesmo para pagar fornecedores e parceiros.

Apenas se atente a alguns cuidados para não cair em golpes:

  • Não aceite ajuda externa para cadastrar o código PIX. Em caso de dúvidas, vá até o seu banco de confiança.
  • Defina limites para transferência diária de valores.
  • Verifique diariamente extrato e movimentações bancárias.
  • Não aceite comprovantes que mostram agendamento em datas futuras. Acredite somente quando o dinheiro cair em sua conta.

E-commerce em crescimento

O e-commerce brasileiro conquistou faturamento recorde em 2021. Dados do portal E-commerce Brasil mostram que foram mais de R$ 161 bilhões em vendas – 26,9% a mais do que em 2020. 

E a expectativa é de que as lojas virtuais não percam a força, mesmo com a reabertura do comércio físico, e sim continuem conquistando cada vez mais lucratividade.

É claro que no universo automotivo vender um carro por um site é uma tarefa complexa, mas adapte essa tendência de vendas para lojas de carros à sua realidade. Comece desenvolvendo um site profissional, que mostre os veículos disponíveis no seu estoque e que possa ser acessado de qualquer dispositivo sem perder a qualidade.

Utilize essa plataforma para fazer anúncios nas mídias sociais, ativar campanhas no Google Ads e indicar para clientes que querem mais informações por WhatsApp. Um site se tornou mais do que um cartão de visitas, hoje ele é a sua vitrine virtual.

Mas, para que um site tenha condições de vender para você, leve em consideração algumas características.

Responsividade: um site responsivo se adapta aos mais diferentes tipos de telas. Ele vai oferecer uma boa experiência de navegação tanto se o usuário acessar de um celular quanto de um desktop com uma tela bem ampla.

CTAs: os chamados “call to action” (ou chamadas para ações) devem estar presentes em várias áreas do seu site. Estimule o lead a chamar a sua equipe pelo WhatsApp, abrir um chat instantâneo ou enviar um pedido de cotação por e-mail.

Fotos de boa qualidade: de nada adianta ter um site bem preparado se as fotos não geram desejo de compra. Invista em um bom celular e uma área com ótima iluminação dentro da sua loja.

Esqueça sites gratuitos: um site para loja de carros possui muitas particularidades e somente com uma página personalizada é que você vai usar ao máximo as vantagens de uma vitrine virtual. Evite sites que prometem páginas gratuitas e sem a identidade visual da sua marca. Na dúvida, conte com quem entende do assunto, como o Revenda Mais.

Acompanhe novas tecnologias

Inteligência artificial, automação de vendas e várias outras tecnologias estão sendo trazidas para diferentes segmentos com o objetivo de tornar o processo de vender um produto e serviço mais inteligente e baseado em dados.

Se você ainda não possui uma plataforma tecnológica para gerir a sua loja de veículos, saiba que pode estar ficando para trás da concorrência. Conheça hoje mesmo o Revenda Mais e saiba como um sistema SaaS pode ser aliado da sua revenda de carros na geração de vendas.

Escrito por

Manuela Ghizzoni
Manuela Ghizzoni
Jornalista especialista em Marketing Digital. Há 7 anos, atua com geração de conteúdo com técnicas de SEO e direcionados para mídias sociais. Atualmente, é responsável por desenvolver conteúdo especializado para o setor automotivo e focado em lojas de veículos seminovos.
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