TikTok para loja de veículos: o que é e como usar na sua revenda?

Que as redes sociais são ferramentas muito importantes para divulgar seus veículos, ninguém tem dúvidas. Ter uma boa página do Facebook, um Instagram organizado, vídeos no YouTube… Tudo é muito importante para desenvolver seu marketing digital. Inclusive nós já demos algumas dicas de como se sobressair neste ambiente aqui em nosso blog.

Mas será que tem espaço para outra rede social?

A resposta é sim! Principalmente se esse app ajudar a viralizar vídeos.

Essa é a ideia do TikTok, uma nova rede social que está virando a cabeça de quem curte internet, pois traz desafios, música e muita coisa legal que pode ser usada em sua loja de veículos. 

TikTok para loja de veículos

Para começar, vamos entender melhor o que é o TikTok? 

O TikTok é uma fusão com o antigo Musical.ly e tem como objetivo a criação de vídeos curtos (até 60 segundos), com dublagens de músicas, cenas de humor, danças, com muitos efeitos especiais e trilhas sonoras personalizadas. O app virou febre entre os adolescentes dos EUA em 2019 e é o aplicativo mais baixado, passando Instagram e Facebook – são mais de 130 milhões de usuários ativos em todo o mundo. Apesar de ter um público mais jovem (idade média de usuários é entre 16 a 30 anos), o TikTok está fazendo a cabeça dos mais velhos também, que aproveitam para se divertir com todas as funcionalidades. 

TikTok para loja de veículos: vale a pena apostar nesta rede?

Com seu público-alvo mais novo, o TikTok é uma rede social que tem muitos de seus vídeos viralizados em outras redes sociais, como Twitter, WhatsApp e Instagram – o que é uma boa forma de divulgar os veículos de seu estoque. A viralização do aplicativo ajuda a atingir um grande número de pessoas – montar um vídeo viral e divulgá-lo tem um alto custo no marketing – o que não acontece com o TikTok, que é gratuito.

A pergunta que fica é: TikTok para loja de veículos: vale a pena? A resposta é sim! Como o engajamento nessa rede social tem um índice muito mais alto do que nas outras, pois o usuário vai passando pelos vídeos e interagindo com eles, é mais fácil os vídeos de seus carros serem mais vistos. 

Mas, como fazer os vídeos terem relevância? É fácil: na área de busca, você pode buscar “challenge”, que são “desafios” criados pelos influencers digitais que utilizam o app. Normalmente são músicas que estão super em alta no mundo e há algumas coreografias que devem ser copiadas. Use e abuse disso para montar seus vídeos, mostrando os detalhes dos veículos… Não esqueça de, na descrição, usar as hashtags que as pessoas usam nesses desafios, como #challenge #desafios, entre outras.

Claro que um dos nossos clientes está nessa onda. A JR Multimarcas, de Brasília (DF), usa vários “challenge” e faz vídeos muito engraçados. Lembra aquela “Cabelo ok. Marquinha ok. A unha tá ok. Brota no bailão pro desespero do seu ex”, que fez sucesso no carnaval? Eles fizeram com uma Mercedes e ficou sensacional. Confira abaixo:

Você também pode criar outros vídeos, com a música que quiser! Quanto mais engraçado e interessante, mais fácil de viralizar e você ter sucesso no TikTok. 

Facilidade do TikTok

Vamos nos familiarizar com o TikTok? Ele tem apenas duas telas… Em uma, o usuário vai conseguir criar conteúdos, comentar, baixar, curtir vídeos de outros usuários e até silenciar outros perfis. Na outra tela, será possível saber mais detalhes do criador do conteúdo visto – entrar no perfil e saber mais sobre ele.

Ah! E tem mais: diferente do Facebook e Instagram, que você tem que gravar a tela, no TikTok você pode baixar quase todos os vídeos 😉

Como instalar e configurar o TikTok

E agora… vamos aprender como baixar, configurar e postar os vídeos? Siga as dicas abaixo:

Baixar o aplicativo e criar uma conta:

  1. Baixando o TikTok: acesse a loja de aplicativos do seu Android ou iOS e procure por “TikTok”. Logo depois, aperte para baixá-lo.
  2. Criar uma conta: ao abrir o aplicativo, você encontrará um bonequinho no canto inferior direito. Clique e escolha como deseja criar sua conta: informando número de telefone ou e-mail, ou acessando sua conta do Facebook, Twitter, Instagram ou do Google; Depois de selecionar, clique em “continue”. Na página seguinte, informe a data de seu aniversário para finalizar o cadastro.

Assistir vídeos e seguir influencers e amigos:

  1. Seguir pessoas e hashtags: clique no botão “descobrir” e coloque o que deseja na área de busca. Depois, é só dar ok. O TikTok irá abrir todas as informações relacionadas àquele tema solicitado;
  2. Vídeos populares: nesta área “descobrir”, você encontrará os vídeos mais vistos, os desafios mais novos, contas mais seguidas, além dos vídeos que seu algoritmo apresenta. É muito parecido com o conteúdo que o Instagram te oferece na seção da lupa;
  3. Visualizar vídeos: ao abrir o aplicativo, ele já irá mostrar os vídeos mais vistos do dia. Para assistir mais vídeos, é só desligar para baixo que muda automaticamente. Se quiser pausar o vídeo, é só clicar no meio da tela;
  4. Curtindo, comentando e compartilhando os vídeos: se você gostou do vídeo e quer curtir, comentar ou compartilhar, é só clicar nos ícones que estão ao lado direito, representados por um coração, um balão de comentários e uma seta de compartilhar – há, também, o ícone do WhatsApp! Muito fácil, não é?

Publicando seu primeiro vídeo:

  1. Criar e publicar vídeos: na barra inferior do aplicativo, clique no ícone “+” para começar;
  2. Divirta-se: na interface de criação, você poderá escolher o tempo de duração dos vídeos (15s ou 60s); velocidade do vídeo; filtros; temporizador (caso queira gravar vários frames – imagens soltas); trilha sonora – as músicas estão organizadas em playlists; efeitos especiais… Agora é a hora de você se divertir!
  3. Grave: após você configurar tudo que deseja, inicie a gravação tocando no ícone vermelho, que fica bem no centro da tela.
  4. Publique: antes de você publicar o vídeo, você poderá visualizar a versão final. Se gostar, clique em “postar” e o vídeo aparecerá em sua timeline; Se não, comece novamente!

Muito legal, não é mesmo? O TikTok para loja de veículos é uma boa solução para quem quer fazer uma coisa mais leve e engraçada. Use e abuse e conte para nós como foi a experiência. 

Ah! E não esqueça: divulgue para seus clientes e os incentive a participarem também dessa plataforma. Vocês vão se divertir muito. 

Escrito por

Rhaíssa Silva
Rhaíssa Silva
Jornalista especialista na geração de conteúdo para mídias sociais. Há oito anos no mercado, atua como analista de conteúdo na Revenda Mais e é uma das responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos especializados para o setor automotivo e lojas de veículos seminovos.

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