Venda Passiva ou Venda Ativa? Como sua loja atua?

Atualmente, em visitas a qualquer tipo de loja vemos sinais do atual momento do mercado, principalmente no que diz respeito à queda do número de vendas. Diante desse cenário, no post de hoje falaremos sobre venda passiva ou venda ativa, suas diferenças e uma sugestão de atuação para encontrar novos clientes.

Entender bem o funcionamento de cada metodologia é fundamental para lojistas que desejam otimizar suas vendas e, consequentemente, aumentar os lucros, superando a situação difícil pela qual passa o país.

Continue com a gente e saiba mais sobre venda passiva e ativa!

Venda Passiva ou Venda Ativa

Venda passiva

A venda passiva provém de campanhas de marketing, da tradição do ponto de venda ou de indicações de consumidores. O novo cliente chega à sua loja com conhecimento prévio da sua marca. Para identificar a venda passiva atente-se à origem do cliente, por exemplo:

  • recebimento de ligação telefônica;
  • e-mail recebido;
  • cliente atendido diretamente no pátio da loja;
  • contato via redes sociais.

Nesse contexto, é indicado investir em ações estratégicas de fortalecimento e expansão da marca no mercado. Para o cliente chegar até a sua empresa, é preciso não apenas que ele a conheça, mas também que tenha uma imagem positiva o suficiente para tornar a sua marca referência.

É importante prestar atenção a alguns pontos necessários para que a venda passiva dê bons resultados.

  • ponto comercial facilmente acessível e com grande visibilidade;
  • investir em divulgação;
  • horário de funcionamento da empresa definido;
  • equipe disponível durante todo o horário de funcionamento.

A eficiência das campanhas podem ser medidas, entre outras formas, pela quantidade e qualidade de leads gerados. A partir desses resultados, é possível analisar e alinhar cada vez mais as estratégias usadas.

Venda ativa

A venda ativa é realizada pelo profissionais de vendas da empresa, que buscam clientes por meio de prospecção e contato direto. O novo cliente é gerado da captura após um trial (follow up) de contatos. As vendas ativas são identificadas por:

  • ligações para base de clientes ou indicações ofertando novos produtos;
  • contato constante com o cliente partindo de sua loja;
  • prospecção de novos clientes a partir da cartela de contatos do vendedor.

A participação e motivação da equipe de vendas é fundamental para o sucesso de estratégias de venda ativa, uma vez que a iniciativa do vendedor será o principal combustível para a geração de novos leads e concretização de negócios.

Medidas como reuniões periódicas para alinhamento de estratégias; definição de metas claras, objetivas e possíveis de serem alcançadas; bônus por metas alcançadas; estímulo à competição saudável e treinamentos de vendas podem ajudar a equipe a se manter atenta, comprometida e estimulada.

A principal diferença entre venda passiva ou venda ativa é fácil de perceber e pode ser resumida por:

  • venda passiva: clientes que chegam até a loja;
  • venda ativa: clientes prospectados para a sua loja.

Como conciliar venda passiva ou venda ativa e otimizar resultados

No cenário atual do mercado de veículos, com alta concorrência e bancos restringido o crédito, não basta querer viver apenas de venda passiva. É preciso encontrar horas de trabalho também para a venda ativa, o que os bons estrategistas chamam de 30-70, em que 30% do tempo é dedicado às atividades de venda ativa e os outros 70% restantes são voltados à venda passiva.

A ideia principal dessa estratégia é focar a energia de sua equipe de vendas na atuação simultânea nas duas áreas, com o objetivo de maximizar o número de venda passiva ou venda ativa. Confira abaixo um exemplo de rotina 30-70 para um dia de trabalho de oito horas de um vendedor:

Atividades de venda passiva

Entre as principais atividades da metodologia de venda passiva estão:

  • respostas a e-mails recebidos (venda passiva) – 1 hora;
  • atendimento telefônico (venda passiva) – 1 hora;
  • atualização/publicação de carros e banners em sites e jornais (venda passiva) – 1 hora;
  • Atendimento a clientes no pátio – 2 horas.

Atividades de venda ativa

Entre as principais atividades da metodologia de venda ativa estão:

  • ligações para clientes aniversariantes do dia e oferta de novos produtos (exemplo: desconto de R$ 500,00 devido ao aniversário para compra de um novo carro) – 1hora;
  • envio de e-mails à base de clientes convidando para uma visita a loja – 1hora;
  • ligações para ex-clientes com financiamento finalizando para informar a chegada de novos veículos – 1 hora.

A divisão das atividades de venda passiva ou venda ativa pode ser feita durante o dia de acordo com a rotina do profissional, ou seja, sem necessariamente ter horários fixos para cada uma. O importante é adaptar a metodologia para que o expediente seja organizado de modo a conciliar as atividades de vendas ativas e os atendimentos da venda passiva.

Agora que você já conhece as diferenças, que tal colocá-las em prática? Converse com sua equipe e ajuste as atividades de venda passiva ou venda ativa.

Como o Sistema Revenda Mais pode ajudar você?

Com um sistema de gestão totalmente on-line, o Revenda Mais pode ajudar lojas de veículos com segurança, agilidade, acessibilidade, credibilidade, suporte eficiente e um ótimo custo-benefício. Usando esse sistema é possível realizar atividades de venda passiva ou venda ativa, com eficiência e estratégia.

Confira os principais benefícios do Revenda Mais:

Servidores que garantem segurança de dados

Os avançados sistemas de segurança protegidos no Brasil e nos Estados Unidos garantem total proteção aos dados da sua revendedora de automóveis. Com backups constantes e políticas próprias de segurança, são realizados monitoramentos que garantem estabilidade a todo o sistema.

Sistema de gestão completo

Pelo Revenda Mais é possível organizar e monitorar todas as atividades da sua loja, assim como controlar o estoque de carros, operações financeiras, armazenamento de arquivos, cadastro de clientes e outras atividades cotidianas necessárias.

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

A emissão de Nota Fiscal Eletrônica pode ser feita com o cálculo automático de impostos e validação de informações relacionadas.

Comprove a eficiência do Revenda Mais

Com apenas um clique você consegue acessar diversos relatórios e realizar atividades de Venda Ativa, que aprimoram o relacionamento com os clientes, por exemplo:

Relatório Clientes – Compradores por Veículos por Período

Efetue ligações telefônicas abordando clientes no período final de financiamento.

Relatório Clientes – Aniversariantes por Vendedor

No primeiro horário de todos os dias, o sistema Revenda Mais envia automaticamente uma lista com todos os aniversariantes do dia para o seu email.

Caso não queira efetuar uma ligação, há a opção do envio automático de e-mail de Feliz Aniversário aos seus clientes, por meio do sistema Revenda Mais.

Clientes – Por Data de Venda em Formato Etiqueta

Envie mala direta a seus clientes neste formato exclusivo. Outra opção é trabalhar na venda passiva publicando carros em diversos sites ao mesmo tempo com apenas um clique.

Integrador de Sites

Você publica carros em mais de 20 sites com apenas um clique, facilitando seu dia a dia e divulgando seus produtos ainda mais rápido.

Neste artigo, falamos sobre como a venda passiva ou venda ativa podem ser usadas para alavancar seus negócios e aumentar os lucros.

Referência em sistema de gestão para lojas de veículos, o sistema Revenda Mais é ideal para empresas que atuam no segmento e desejam aperfeiçoar suas técnicas e desempenho.

Para saber mais sobre o assunto entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!

Venda Passiva ou Venda Ativa? Como sua loja atua?
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