Venda Passiva ou Venda Ativa? Como sua loja atua?

O ramo automobilístico é um dos mais concorridos, e por isso os donos das revendas de veículos estão sempre procurando inovar no negócio, principalmente em suas vendas.

Por conta disso, perguntas do tipo “como fechar o negócio mais rápido?” e “como vender mais?” são bem comuns. Diante desse cenário nós vamos explicar o que é a venda ativa ou venda passiva, e como elas podem auxiliar sua loja de carros nesse momento.

Venda Passiva ou Venda Ativa

Entender bem o funcionamento de cada metodologia é fundamental para lojistas que desejam otimizar suas vendas e, consequentemente, aumentar os lucros, superando a situação difícil pela qual passa o país.

Continue com a gente e saiba mais sobre venda passiva e ativa!

O que é a venda passiva?

A venda passiva é o trabalho feito por campanhas de marketing, fazendo com que a marca da sua revenda de veículos seja consolidada no mercado. Assim, quando cliente chega em sua loja, ele já vai com o conhecimento prévio da sua marca e a intenção de comprar.

Para identificar a venda passiva atente-se à origem do cliente, por exemplo:

  • recebimento de ligação telefônica;
  • e-mail recebido;
  • cliente atendido diretamente no pátio da loja;
  • contato via redes sociais.

Como melhorar a venda passiva?

Para melhorar a venda passiva da sua loja de carros você pode investir em ações estratégicas de fortalecimento e expansão da sua marca no mercado.

Tudo isso com a função de que ele não apenas conheça, mas também tenha uma imagem positiva o suficiente para fazer com que sua marca seja referência e queira fechar negócio com você. Para isso você pode seguir algumas dicas de venda passiva que vão proporcionar ótimos resultados. Saiba quais são:

Investir em divulgação

Investir em divulgação é uma ótima maneira de conseguir mais clientes para sua loja. Nesse cenário, as mídias sociais ganham todo o destaque, pois elas são uma das maiores fontes de consulta a respeito de determinada marca ou produto. Mas como vender através das mídias sociais?

Você pode optar por vender carros no Facebook ou pelo Instagram.

O Facebook conta com mais de 1,9 bilhões de usuários com contas ativas em todo mundo, e só no Brasil são cerca de 100 milhões de pessoas que acessam a rede social com frequência. Investir na venda do setor automobilístico é uma ótima opção, pois nele você também pode criar anúncios e atrair ainda mais pessoas para sua loja de carros.

Já no Instagram você pode divulgar seu negócio e obter resultados incríveis, além de conquistar mais clientes e aumentar a visibilidade da sua revenda de veículos. Portanto, se você quer impactar sua audiência com ofertas, novidades e destaques, investir na divulgação da sua empresa é fundamental.

Definir horários de funcionamento

Cumprir com os horários de funcionamento que estão prescritos é imprescindível. Isso faz com que o cliente confie mais em sua loja de veículos, pois sabe que você cumpre com suas responsabilidades.

Também é indispensável ter uma equipe disponível durante todo o horário de funcionamento para dar assistência ao consumidor e assim realizar a venda passiva.

O que é a venda ativa?

A venda ativa é aquela que atua com profissionais que prospectam clientes diariamente, sem a necessidade de alguma fonte de divulgação. Nesse tipo de estratégia, o vendedor vai até o cliente para atendê-lo, e é nessa hora que ele deve utilizar diferenciais na negociação para convencê-lo a realizar uma boa compra.

As vendas ativas são identificadas por:

  • ligações para base de clientes ou indicações ofertando novos produtos;
  • contato constante com o cliente partindo de sua loja;
  • prospecção de novos clientes a partir da cartela de contatos do vendedor.

Como melhorar a venda ativa?

A venda ativa é realizada pelo contato direto dos profissionais e para isso é indispensável uma boa participação e motivação da sua equipe de vendedores. Com isso sua loja de veículos pode alcançar o sucesso de estratégias da venda ativa, que será o principal combustível para a geração de novos clientes e concretização de negócios. Para isso você pode tomar algumas medidas com sua equipe a fim de treiná-los. Saiba quais são:

Reuniões periódicas

Realizar reuniões periódicas com sua equipe de vendedores é uma grande estratégia.

Nela você pode definir quais serão as metas e atitudes a serem tomadas. Esse momento além de deixar seu time ainda mais unido, faz com que todos saibam quais são os objetivos a serem alcançados e como buscá-los.

Treinamentos de vendas

Proporcionar treinamentos em sua loja de carros também é fundamental. Com eles você pode ajudar a equipe a se manter atenta, comprometida e estimulada.

Além disso é muito importante que os vendedores saibam o que estão vendendo. Ao passar confiança ao cliente, a credibilidade da empresa aumenta, resultando em uma imagem mais positiva aos serviços que estão sendo ofertados. Para isso você pode juntar em uma apresentação informações relevantes sobre dados técnicos, diferenciais do carro e vantagens que o cliente terá ao comprar o veículo em sua empresa.

Com esse treinamento, seus vendedores estarão preparados para conseguir alavancar as vendas e trazer mais retorno para sua revenda de veículos.

Proporcionar bônus por metas alcançadas

Estimular sua equipe de vendas nem sempre parece ser uma tarefa fácil, mas com o sistema de comissão e bonificação isso pode ser diferente. Através dele você proporciona uma competição saudável entre seu time, gerando mais vendas para sua revenda de veículos. Com a comissão e bonificação você pode motivar seus vendedores e garantir que eles deixem de pensar no trabalho como apenas um local para passar determinado número de horas, para que realmente foquem seus esforços no resultado, pois é ele que define a remuneração final.

Venda passiva ou venda ativa: qual escolher?

A venda passiva basicamente acontece com os clientes que chegam até sua loja por meio divulgações, e a venda ativa são os clientes que foram prospectados para sua loja.

Mas como escolher uma forma de atuação para sua loja de veículos?

Um dos maiores desafios de um profissional é transformar as vendas passivas em vendas ativas. Para isso é necessário muito desempenho e esforço, pois com eles você pode transformar sua revenda e aumentar ainda mais os lucros.

Como conciliar venda passiva ou venda ativa e otimizar resultados

No cenário atual do mercado de veículos, com alta concorrência e bancos restringido o crédito, não basta querer viver apenas de venda passiva.

É preciso encontrar horas de trabalho também para a venda ativa, o que os bons estrategistas chamam de 30-70, em que 30% do tempo é dedicado às atividades de venda ativa e os outros 70% restantes são voltados à venda passiva.

A ideia principal dessa estratégia é focar a energia de sua equipe de vendas na atuação simultânea nas duas áreas, com o objetivo de maximizar o número de venda passiva ou venda ativa. Confira abaixo um exemplo de rotina 30-70 para um dia de trabalho de oito horas de um vendedor:

Atividades de venda passiva

Entre as principais atividades da metodologia de venda passiva estão:

  • respostas a e-mails recebidos (venda passiva) – 1 hora;
  • atendimento telefônico (venda passiva) – 1 hora;
  • atualização/publicação de carros e banners em sites e jornais (venda passiva) – 1 hora;
  • Atendimento a clientes no pátio – 2 horas.

Atividades de venda ativa

Entre as principais atividades da metodologia de venda ativa estão:

  • ligações para clientes aniversariantes do dia e oferta de novos produtos (exemplo: desconto de R$ 500,00 devido ao aniversário para compra de um novo carro) – 1hora;
  • envio de e-mails à base de clientes convidando para uma visita a loja – 1hora;
  • ligações para ex-clientes com financiamento finalizando para informar a chegada de novos veículos – 1 hora.

A divisão das atividades de venda passiva ou venda ativa pode ser feita durante o dia de acordo com a rotina do profissional, ou seja, sem necessariamente ter horários fixos para cada uma. O importante é adaptar a metodologia para que o expediente seja organizado de modo a conciliar as atividades de vendas ativas e os atendimentos da venda passiva.

A principal ideia é trabalhar com as duas vendas, pois no fim elas se completam.

Vale lembrar também que o mais importante que as vendas, é o pós-venda, que contribui para a fidelização de clientes para sua loja de carros.

Minicurso em vídeo para Lojas de Veículos

Agora que você entendeu o que é venda passiva e venda ativa, e já sabe como sua revenda de veículos atua, que tal aprender a vender carros através da internet?

Nesta série de 4 vídeos, vamos dar dicas de como melhorar a presença da sua loja de veículos no ambiente online. Clique no banner abaixo e confira o minicurso em vídeo para loja de veículos “Melhorando a presença da sua loja na internet”.

Como o Sistema Revenda Mais pode ajudar você?

Com um sistema de gestão totalmente on-line, o Revenda Mais pode ajudar lojas de veículos com segurança, agilidade, acessibilidade, credibilidade, suporte eficiente e um ótimo custo-benefício. Usando esse sistema é possível realizar atividades de venda passiva ou venda ativa, com eficiência e estratégia.

Confira os principais benefícios do Revenda Mais:

Servidores que garantem segurança de dados

Os avançados sistemas de segurança protegidos no Brasil e nos Estados Unidos garantem total proteção aos dados da sua revendedora de automóveis. Com backups constantes e políticas próprias de segurança, são realizados monitoramentos que garantem estabilidade a todo o sistema.

Sistema de gestão completo

Pelo Revenda Mais é possível organizar e monitorar todas as atividades da sua loja, assim como controlar o estoque de carros, operações financeiras, armazenamento de arquivos, cadastro de clientes e outras atividades cotidianas necessárias.

Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

A emissão de Nota Fiscal Eletrônica pode ser feita com o cálculo automático de impostos e validação de informações relacionadas.

Comprove a eficiência do Revenda Mais

Com apenas um clique você consegue acessar diversos relatórios e realizar atividades de Venda Ativa, que aprimoram o relacionamento com os clientes, por exemplo:

Relatório Clientes – Compradores por Veículos por Período

Efetue ligações telefônicas abordando clientes no período final de financiamento.

Relatório Clientes – Aniversariantes por Vendedor

No primeiro horário de todos os dias, o sistema Revenda Mais envia automaticamente uma lista com todos os aniversariantes do dia para o seu email.

Caso não queira efetuar uma ligação, há a opção do envio automático de e-mail de Feliz Aniversário aos seus clientes, por meio do sistema Revenda Mais.

Clientes – Por Data de Venda em Formato Etiqueta

Envie mala direta a seus clientes neste formato exclusivo. Outra opção é trabalhar na venda passiva publicando carros em diversos sites ao mesmo tempo com apenas um clique.

Integrador de Sites

Você publica carros em mais de 20 sites com apenas um clique, facilitando seu dia a dia e divulgando seus produtos ainda mais rápido.

Neste artigo, falamos sobre como a venda passiva ou venda ativa podem ser usadas para alavancar seus negócios e aumentar os lucros.

Referência em sistema de gestão para lojas de veículos, o sistema Revenda Mais é ideal para empresas que atuam no segmento e desejam aperfeiçoar suas técnicas e desempenho.

Para saber mais sobre o assunto entre em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo!

Escrito por

Revenda Mais
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Revenda Mais cria soluções que ajudam as lojas de veículos a economizar tempo e principalmente dinheiro. O nosso sistema já ajudou mais de 5000 lojas nesses mais de 15 anos de expertise no mercado de veículos.

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