WhatsApp Business para pequenas e médias empresas: comece a usar na sua loja de veículos

WhatsApp Business permite ter um perfil profissional com informações importantes como website, localização e informações de contato.

No dia 19/01/2018 o WhatsApp anunciou o lançamento oficial do WhatsApp Business, o WhatsApp para pequenas e médias empresas.

O aplicativo que até então estava disponível apenas para alguns países como Indonésia, Itália, México, Reino Unido e nos Estados Unidos, agora também está disponível para o Brasil.

WhatsApp Business

WhatsApp Business para pequenas e médias empresas

Com essa versão para empresas você poderá ter um perfil profissional para a loja no WhatsApp, igual já acontece com o Instagram.

Uma das grandes vantagens é que você vai ter um perfil para a sua loja para ajudar seus clientes com informações importantes como seu website, localização ou informações de contato.

A ferramenta também vai fazer com que a comunicação com os seus clientes seja mais eficiente. Você vai poder usar mensagens de ausência (off-line) para indicar quando você está ausente ou para enviar uma mensagem de saudação quando um cliente entrar em contato com sua loja pela primeira vez.

Também é possível configurar mensagens rápidas, em que configurando uma palavra ou sentença como um atalho, você consegue mandar uma mensagem mais longa pré-definida. Essa funcionalidade pode ajudar em muito uma loja de carro, pois o vendedor pode configurar um atalho para a descrição de um veículo, assim quando perguntado sobre, garante agilidade na resposta e que não irá esquecer de nada na descrição do veículo.

Outro recurso presente no WhatsApp Business é a Estatísticas do fluxo de mensagens. Com ele você vai ter acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.

Além disso, também é possível definir marcadores para seus clientes, assim é facilitada visão daqueles clientes que têm pagamentos pendentes, aqueles que já pagaram ou até mesmo aqueles que ainda estão realizando a compra do veículo.

O WhatsApp Business e o WhatsApp Messenger podem ser usados ​​no mesmo smartphone, mas cada aplicativo deve ter seu próprio número de telefone.

Com isso você pode utilizar o WhatsApp Business com um número de telefone fixo e seus clientes podem enviar mensagens para este número. Durante a verificação, selecione a opção “Me ligue” para receber o código por meio de uma chamada telefônica.ém estará disponível na versão desktop.

Passo a Passo de como configurar o WhatsApp Business da sua loja de veículos

A primeira coisa a se fazer é criar o Perfil Comercial, e nele serão definidos os seguintes itens:

  • Nome da loja;
  • Uma foto (Ex. Logo da empresa);
  • Horário de funcionamento;
  • Facebook, e-mail e site;
  • Segmento Comercial;
  • Descrição da loja;
  • Endereço Físico.

Então a conta da empresa poderá ser categorizada de três maneiras:

  • Verificada (Ícone Verde com um tique): Quando o WhatsApp verificou que a conta é de uma marca autêntica;
  • Confirmada (Ícone Cinza com um tique): Quando o WhatsApp confirmou que o telefone da empresa é o mesmo que o cadastrado;
  • Conta Comercial (Ícone Cinza com um ponto de exclamação): Quando a conta não foi verificada e nem confirmada pelo WhatsApp.

Para configurar as Respostas Rápidas o caminho feito é Configurações > Configurações da Empresa.

É possível configurar três tipos de mensagem:

  1. Mensagem de Ausência;
  2. Mensagem de Saudação;
  3. Respostas Rápidas.

Para adicionar uma mensagem, é só clicar em (+). A mensagem pode ser estruturada em texto e emojis. É possível definir o atalho para uma mensagem colocando uma barra antes do nome do atalho, assim /atalho, com até três palavras-chaves.

Para configurar os marcadores é necessário ir em Configurações > Etiquetas. Além dos marcadores padrões, é possível criar mais marcadores em (+), sendo que a cor do marcador é automaticamente definida. Para usar os marcadores em conversas, deve-se abrir o menu de três pontos disponível na conversa e clicar em “Adicionar etiqueta à conversa” e selecionar qual marcador você quer para a conversa. É possível alterar os marcadores fazendo o mesmo caminho.

Para acessar as Estatísticas do Fluxo de Mensagens, acesse Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas. Porém, não é possível acessar esses dados via desktop e quando acessado, mostra a soma de todas as mensagens sem uma divisão por período.

Baixar o WhatsApp Business

Para baixar o WhatsApp Business para celulares Android, acesse o link da loja aqui. O aplicativo será identificado como WA Business, com quase a mesma logo do WhatsApp Messenger, só mudando o símbolo de telefone para um “B”.

Os usuários de iPhone terão que esperar um pouco, pois ainda não foi lançada a versão para iOS.

Observações importantes

  • Antes de instalar, faça backup de suas conversas;
  • Não é possível usar o mesmo número para o Whatsapp Business e o WhatsApp Messenger;
  • Pense bem no nome do seu negócio. Ele só poderá ser escrito uma única vez.

Nós já fizemos um post falando sobre como usar o WhatsApp como ferramenta de venda na sua loja de veículos.

Não deixe de assinar nosso newsletter e receber nossas dicas em seu e-mail.

WhatsApp Business para pequenas e médias empresas: comece a usar na sua loja de veículos
5 (100%) 2 votos

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comentar tópicos
0 Respostas do tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
0 Autores de comentários
Como vender automóveis em momentos de crise | Revenda Mais Autores recentes de comentários
  Inscrever-se  
mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
trackback

[…] de terem um alcance surpreendente, as redes sociais oferecem opções para que você mantenha o relacionamento com os seus clientes. Isso… Leia mais »