O WhatsApp Business para pequenas e médias empresas permite criar um canal oficial para a sua marca em um dos aplicativos mais usados do Brasil, com estimativa de 120 milhões de usuários ativos no país.

Na plataforma, é possível inserir informações importantes, como website, horário de funcionamento, endereço físico e e-mail.

WhatsApp Business para pequenas e médias empresas

A versão do aplicativo foi divulgada em 2018 e começou a ser usada somente em alguns países, incluindo Indonésia, Itália, México, Reino Unido e nos Estados Unidos.

Porém, meses depois, ganhou espaço no Brasil e se tornou um dos canais preferidos dos clientes para pedir orçamentos ou tirar dúvidas de maneira rápida e sem burocracias.

WhatsApp Business para pequenas e médias empresas

Com essa versão para empresas você poderá ter um perfil profissional para a loja no WhatsApp, igual já acontece com o Instagram.

Uma das grandes vantagens é que você terá um perfil exclusivo e profissional para a sua loja, auxiliando clientes a encontrarem informações úteis, como o site oficial, onde a empresa está localizada e conferir o horário de funcionamento. 

Ter um WhatsApp Business é também uma forma de agregar mais segurança ao relacionamento com seus consumidores e clientes em potencial. Isso porque é preciso fazer uma validação do perfil, reduzindo as chances de alguém mal intencionado se passar pela sua loja.

Recursos do WhatsApp Business para loja de veículos

Existem várias funcionalidades que tornarão a rotina dos seus vendedores mais rápida e organizada, além de promover uma melhor comunicação com os clientes – principalmente entre quem está querendo pedir orçamento de determinado veículo.

Um destes recursos são as mensagens de ausência. Elas funcionam quando já passou o horário de funcionamento da sua loja ou você está temporariamente ausente. É possível ainda enviar uma mensagem de saudação automática para quando um cliente entrar em contato com sua loja pela primeira vez.

Também é possível adicionar mensagens rápidas. Basta configurar uma palavra ou sentença que servirá como atalho e você conseguirá mandar uma mensagem mais longa pré-definida. Essa funcionalidade ajuda muito as lojas de carros, pois o vendedor pode configurar um atalho para a descrição de um veículo, por exemplo. Assim, quando perguntado sobre este assunto, garante agilidade na resposta e que não irá esquecer de nada na descrição do veículo.

Outro recurso presente no WhatsApp Business é a estatística do fluxo de mensagens. Com ela, você terá acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas, mensagens entregues, mensagens lidas e mensagens recebidas. Dessa forma, se outro profissional na sua loja é responsável pelo atendimento no aplicativo, será possível acompanhar a qualidade deste retorno e o tempo de demora em responder os clientes.

Além disso, também é possível definir marcadores para seus clientes, assim é facilitada a visão daqueles clientes que têm pagamentos pendentes, aqueles que já pagaram ou até mesmo aqueles que ainda estão realizando a compra do veículo.

E os recursos não param por aqui: o WhatsApp para pequenas e médias empresas possibilita criar um catálogo online com seus principais produtos ou serviços à venda. Para a sua loja de veículos, você consegue, por exemplo, cadastrar os carros que acabaram de chegar ao estoque, adicionando preço e o link do site para o cliente acompanhar informações mais completas.

Para enviar uma promoção ou divulgar um novo veículo a várias pessoas ao mesmo tempo, o WhatsApp Business possui as listas de transmissão. A configuração é bem simples: aba o seu WhatsApp, clique no ícone de três pontos no canto direito superior da tela e clique em “Nova Transmissão”. Depois, selecione todos os contatos que deseja adicionar à lista e pressione o botão “Ok”. É possível criar mais de uma lista e, inclusive, segmentar conforme o perfil dos seus clientes.

Usando o WhatsApp tradicional e o WhatsApp Business no mesmo celular

O WhatsApp Business e o WhatsApp Messenger podem ser usados ​​no mesmo smartphone, mas cada aplicativo deve ter seu próprio número de telefone. Essa opção é válida para quem possui dois chips no mesmo aparelho.

Um grande diferencial da versão corporativa do aplicativo é a possibilidade de usar um telefone fixo na conta. Inclusive, neste formato, também é possível fazer a verificação de autenticidade da conta. 

Durante a verificação, selecione a opção “Me ligue” para receber o código por meio de uma chamada telefônica.

Passo a Passo de como configurar o WhatsApp Business da sua loja de veículos

A primeira coisa a se fazer é criar o Perfil Comercial, e nele serão definidos os seguintes itens:

  • Nome da loja;
  • Uma foto (Ex. Logo da empresa);
  • Horário de funcionamento;
  • Facebook, e-mail e site;
  • Segmento Comercial;
  • Descrição da loja;
  • Endereço Físico.

Então a conta da empresa poderá ser categorizada de três maneiras:

  • Verificada (Ícone Verde com um tique): Quando o WhatsApp verificou que a conta é de uma marca autêntica;
  • Confirmada (Ícone Cinza com um tique): Quando o WhatsApp confirmou que o telefone da empresa é o mesmo que o cadastrado;
  • Conta Comercial (Ícone Cinza com um ponto de exclamação): Quando a conta não foi verificada e nem confirmada pelo WhatsApp.

Para configurar as Respostas Rápidas o caminho feito é Configurações > Configurações da Empresa.

É possível configurar três tipos de mensagem:

  1. Mensagem de Ausência;
  2. Mensagem de Saudação;
  3. Respostas Rápidas.

Para adicionar uma mensagem, é só clicar em (+). A mensagem pode ser estruturada em texto e emojis. É possível definir o atalho para uma mensagem colocando uma barra antes do nome do atalho, assim /atalho, com até três palavras-chaves.

Para configurar os marcadores é necessário ir em Configurações > Etiquetas. Além dos marcadores padrões, é possível criar mais marcadores em (+), sendo que a cor do marcador é automaticamente definida. Para usar os marcadores em conversas, deve-se abrir o menu de três pontos disponível na conversa e clicar em “Adicionar etiqueta à conversa” e selecionar qual marcador você quer para a conversa. É possível alterar os marcadores fazendo o mesmo caminho.

Para acessar as Estatísticas do Fluxo de Mensagens, acesse Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas. Porém, não é possível acessar esses dados via desktop e quando acessado, mostra a soma de todas as mensagens sem uma divisão por período.

Baixar o WhatsApp Business

Para baixar o WhatsApp Business para celulares Android, acesse o link da loja aqui. O aplicativo será identificado como WA Business, com quase a mesma logo do WhatsApp Messenger, só mudando o símbolo de telefone para um “B”.

Mas, se você usa iPhone, poderá baixar o aplicativo diretamente na App Store. Clique aqui para acessar rapidamente.

Dicas e curiosidades para o seu dia a dia

  • Antes de instalar, faça backup de suas conversas;
  • Não é possível usar o mesmo número para o Whatsapp Business e o WhatsApp Messenger;
  • Pense bem no nome do seu negócio. Ele só poderá ser escrito uma única vez;
  • Para duas pessoas utilizarem o WhatsApp Business ao mesmo tempo, você poderá logar na versão desktop do WhatsApp e no celular simultaneamente;
  • Porém, caso haja mais de duas pessoas responsáveis, não é possível escalar o atendimento do aplicativo, ou seja, usar o mesmo número para vários vendedores responderem seus clientes ao mesmo tempo;
  • O WhatsApp Business tem funcionalidades semelhantes à versão pessoal, como envio de mensagens de voz, criação de grupos e todos os recursos visuais, incluindo figurinhas e GIFs.

Nós já fizemos um post falando sobre como usar o WhatsApp como ferramenta de venda na sua loja de veículos. Aproveite para continuar ampliando seus conhecimentos e usar esse aplicativo bastante popular a favor da geração de novos negócios.

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