Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de vendas na sua loja de veículos

whatsApp como ferramenta de vendas

O mundo está cada vez mais tecnológico. Hoje, contamos com uma série de ferramentas que facilitam o cotidiano e promovem novas formas de relação. É o caso das mídias sociais e ferramentas de comunicação instantânea, como WhatsApp e Facebook.

Com o avanço da internet e a popularização dos smartphones, a tecnologia tem feito parte do dia a dia da maioria das pessoas. E as empresas podem aproveitar essa onda para aprofundar sua relação com os clientes.

Você quer investir nisso também? Neste texto, nós trazemos dicas sobre como usar o WhatsApp como ferramenta de vendas. Aproveite!

Conheça o WhatsApp

Esse aplicativo surgiu em 2010, é gratuito e oferece a possibilidade de conversa em tempo real com pessoas que tenham o programa e estejam conectadas à internet. É possível enviar mensagens e compartilhar fotos, áudios e vídeos, além de realizar ligações telefônicas e vídeo chamadas gratuitamente.

Atualmente, a plataforma de conversa possui mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo e está disponível em 60 idiomas, consagrando-se como o aplicativo mais popular do planeta. No Brasil, o cenário não é diferente: já são mais de 120 milhões de contas em todo o país. 

Desde a chegada do aplicativo, muitas pessoas reduziram o volume de ligações e SMS, preferindo conversar com os amigos pelo WhatsApp. Uma pesquisa feita em janeiro de 2021 pela Mobile Time e Opinion Box comprova esta realidade. A ferramenta de mensagem instantânea está presente em 99% dos smartphones brasileiros. Entre os entrevistados para a análise, 95% afirmaram abrir o aplicativo todos os dias. 

Ou seja, quase todos os brasileiros utilizam o canal diariamente para se conectar a outras pessoas, seja trocando notícias ou até mesmo solicitando orçamentos de produtos e serviços para empresas que também migraram sua comunicação para o WhatsApp.

Sabendo dessa preferência das empresas e clientes pelo WhatsApp, a ferramenta lançou há alguns anos uma versão exclusiva para organizações, chamada de WhatsApp Business, e que possui várias funcionalidades que facilitam a vida dos profissionais de atendimento e sucesso do cliente, como tags de marcação, mensagens automáticas de ausência e relatórios sobre mensagens abertas.

Mas, apesar da popularização desta ferramenta, muitas empresas ainda têm dificuldade em saber como usar o WhatsApp como uma ferramenta de vendas. E é exatamente estas orientações que traremos nos itens a seguir. Confira!

Preze pelo tom amigável nas mensagens

Para utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas, é importante saber como se comunicar com seu cliente pelo aplicativo. Escreva mensagens em tom amigável, evitando textos grandes e impessoais. O melhor é escrever como se estivesse falando pessoalmente.

Não use letras maiúsculas, pois, na linguagem da internet, isso é interpretado como grosseria (como se estivesse gritando). Para garantir que está enviando mensagens sem erros de digitação, leia com atenção antes de mandar o texto e veja as correções gramaticais que o próprio aplicativo faz.

Envie informações importantes

O WhatsApp é uma ótima forma de deixar seus clientes bem informados sobre a empresa. Envie mensagens sempre que acontecerem mudanças na loja, como uma alteração de telefone ou endereço, ampliação dos serviços ou novidades no estoque, por exemplo.

O aplicativo também funciona para dar atenção ao cliente em atendimento. Ele pode receber mensagens com novidades sobre o serviço que está sendo realizado, como a precificação de um veículo para ser colocado à venda ou processo de aprovação de financiamento.

Monitoramento é fundamental

Ter um WhatsApp corporativo implica em uma maior velocidade no atendimento. Por isso, se optar por esta ferramenta, direcione uma pessoa de sua equipe para fazer o atendimento ativo na plataforma. Evite deixar os usuários longas horas sem retorno porque a consequência pode ser a perda de uma venda.

A plataforma disponibiliza ainda a opção de cadastrar mensagens automáticas de ausência. Dessa forma, mesmo que um usuário inicie uma conversa depois do expediente, a sua mensagem de boas-vindas já pode ser a solicitação de mais informações sobre o que ele deseja para adiantar o atendimento no dia seguinte.

Outra funcionalidade interessante são as etiquetas de identificação. Você pode inserir uma etiqueta para quem já está em fase de negociação, para quem está colocando o veículo à venda em sua loja ou ainda está fazendo orçamentos iniciais. Facilita bastante quando mais de um profissional utiliza o WhatsApp como ferramenta de vendas.

Divulgue promoções

Além de enviar mensagens importantes, conforme orientado no item anterior, você também pode usar o WhatsApp para divulgar promoções e prospectar clientes. Hoje, a ferramenta disponibiliza a função chamada “lista de transmissão”. É uma espécie de lista de telefones, que você prepara e dispara em massa uma mesma mensagem. 

Você pode criar listas de transmissão conforme o perfil do cliente. Por exemplo, pessoas que desejam carros até 30 mil, até 60 mil ou estão dispostos a pagar acima de R$ 80. Para criar uma lista é bem fácil: abra o WhatsApp, clique em Mais Opções > Nova Transmissão. Depois, selecione os contatos que deseja a adicionar à lista e conclua a operação.

Lembre-se apenas de pedir a autorização dos seus prospects e clientes para o envio deste tipo de mensagem conforme exige a Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD).

Use emojis para potencializar o WhatsApp como ferramenta de vendas

Os emojis são uma interessante opção do aplicativo. São imagens que dão tom mais jovial e animado às mensagens. Eles possibilitam usar a criatividade para se aproximar e prestar bom atendimento ao cliente. Mas é importante ter o cuidado de não exagerar no uso.

Outra forma de interação bastante comum são as figurinhas, normalmente relacionadas a memes que estão em alta. Nesse caso, cuidado ao utilizar: evite figurinhas de cunho político ou sexual. O ideal é sempre reduzir as chances de polêmicas no tratamento com clientes.

Crie um catálogo virtual para divulgar o estoque da sua loja de carros

Constantemente o WhatsApp Business lança funcionalidades para potencializar a geração de negócios entre as empresas. Uma destas novidades é o Catálogo Virtual da ferramenta. Nele, é possível adicionar fotos de produtos à venda, inserir preços e uma breve descrição do que se trata.

No caso da sua loja de veículos, você pode cadastrar, por exemplo, os carros que recém chegaram à loja, colocar o valor à vista, formas de parcelamento e alguns dados mais importantes, como ano, modelo e quilometragem.

A funcionalidade é gratuita e para usá-la é só seguir o caminho: Abra o app WhatsApp Business, toque em Mais opções > Configurações > Ferramentas comerciais > Catálogo.

Ficou com dúvidas? Acesse a Central de Ajuda do WhatsApp.

Crie grupos para comunicação interna

O WhatsApp pode ser usado para gerir sua equipe de vendas. A comunicação é mais prática quando você cria um grupo no aplicativo. Assim, o time fica mais conectado e informações importantes são compartilhadas de forma rápida.

Com o número crescente de usuários, a utilização do aplicativo deixou de ser estritamente pessoal e, hoje, você pode facilmente usar o WhatsApp como ferramenta de vendas. Tendo cuidado com a linguagem e a abordagem, o aplicativo pode ajudar a sua loja a se tornar um sucesso de vendas.

Quer continuar atualizado sobre uso da tecnologia? Leia nosso artigo e aprenda a usar o Instagram na sua loja de veículos!

Inscrever-se
Notificação de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários