Dois irmãos em busca de novas oportunidades: a história da FJ Multimarcas

Da venda do primeiro carro ao início do próprio negócio.

Sede

Curitiba - PR

Serviços utilizados

Sistema de gestão

Integrador Web

Emissor NF-e


Sobre a FJ Multimarcas

A FJ Multimarcas é uma revenda de veículos com sede em Curitiba (PR) e que atua no segmento há mais de 15 anos.

A seguir, conheça a incrível história dos irmãos que fundaram esta loja e como a relação com o Revenda Mais se tornou tão duradoura.

Capa FJ Multimarcas

Entre os corredores da Rodoferroviária de Curitiba, o pai da família Costa Luz auxiliava passageiros no transporte das pesadas bagagens. Todas as noites, seu olhar atento observava pessoas de diferentes regiões do Brasil que partiam e chegavam em busca de sonhos e desafios.

E, assim como os milhares de transeuntes que ali passavam, o senhor Benedito Costa Luz também tinha almas sonhadoras em casa. Através da força de seus braços e com apoio da esposa Leonice, conseguiu educar e prover tudo o que seus filhos precisavam para se tornarem adultos íntegros e conscientes do seu papel no mundo.

Mas, a vida é como uma viagem e todos precisam chegar ao destino final. Infelizmente, Benedito se despediu da sua família quando os filhos Fábio e Juliano ainda eram adolescentes. O acontecimento, que poderia ter se tornado em um motivo de revolta e desânimo, deu força extra para que todos lutassem para honrar o que o pai havia ensinado até aquele momento. E ninguém desistiu.

Foto FJ Multimarcas

Da venda do primeiro carro ao início do próprio negócio

O poder de superação ensinado pelo pai reacendeu quando Fábio perdeu o emprego em uma empresa de tecnologia. Para quitar as contas mensais, ajudou uma pessoa do seu convívio a buscar um novo carro para comprar. Após muita pesquisa e negociação, encontrou o modelo ideal. O resultado? Uma comissão pelo trabalho muito bem feito.

"Aquela comissão equivalia ao meu antigo salário. Mas, veio o pensamento: será que no mês que vem terei essa venda novamente? E foi aonde eu comecei a ir atrás, fiz negociações particulares e deixei um carro consignado na loja de um amigo, que se tornou o grande responsável por abrir as portas", conta Fábio.

Diariamente, o lojista começou a frequentar a revenda do seu amigo César para entender mais sobre o segmento. Em uma destas visitas, abordou um cliente e conseguiu fechar negócio rapidamente. A situação fez com que fosse convidado para ser um vendedor efetivo na loja, dando início à sua nova trajetória.

Em 2008, vendo que o mercado brasileiro estava em um bom momento, Juliano convidou seu irmão mais velho, Fábio, para montarem um negócio juntos. Como o futuro sócio morava na Espanha, foram necessários alguns meses para deixar a vida antiga em outro continente e se mudar para o país de origem.

Mas, novamente o destino colocou à prova os dois irmãos: a economia mundial entrou em crise no final do mesmo ano. Com isso, os dois empresários precisaram adiar o sonho de ter uma revenda própria.

As adversidades, no entanto, não foram motivo de desânimo. Todos continuaram trabalhando em lojas de veículos para conquistar cada vez mais experiência e, paralelamente, pesquisaram sobre o mercado e deram entrada nos trâmites burocráticos, como a criação do CNPJ.

Após um ano e meio de preparação, chegou o esperado momento e o sonho da FJ Multimarcas finalmente se concretizou.

"De 2009 para 2010 conseguimos a nossa marca. A partir daquela data, não éramos mais um funcionário, nós éramos pequenos, mas éramos empresários. De lá até então já estamos com 12 anos de história", complementa Juliano.

Foto FJ Multimarcas

Confiança do cliente, sempre!

Mas, como crescer em um país que teve mais de trezentas mil empresas fechadas nos últimos três anos? Para a FJ Multimarcas, a resposta é simples: respeito ao cliente.

Como iniciaram o estabelecimento apenas com as próprias economias, os irmãos sempre valorizaram a qualidade dos veículos vendidos, afinal, adquirir um carro com passado duvidoso pode fazer com que todo o investimento no negócio seja perdido. Com isso, veio a fidelização dos clientes.

"Hoje a nossa grande marca são os nossos clientes antigos. Tem cliente que trocou com a gente mais de cinco veículos em um período de dez anos. A gente também já vendeu o mesmo carro para vários clientes. Ou seja, a nossa carteira de clientes é muito forte", conta Fábio.

Grande parte dos clientes da FJ Multimarcas vem por indicações de consumidores satisfeitos. Como o próprio Juliano fala: “comprar um carro é muito fácil, saber que comprou um carro certo só quando você vai vender”. E, como os veículos da revenda são periciados e adquiridos com muita atenção ao histórico, a certeza de estar fazendo um negócio seguro é garantida.

Parceria com o Revenda Mais

Sabe o controle do histórico do cliente citado pelo Fábio anteriormente? Isso é feito pelo Revenda Mais, software para revendas de veículos que opera na FJ Multimarcas há mais de quatro anos.

Juntamente com a dedicação dos sócios-proprietários e dos vendedores, o sistema ajuda a conquistar cada vez mais negócios.

Capa FJ Multimarcas

"Desde quando começamos, o nosso projeto sempre foi ser profissional e não tem como ser profissional sem processos. Desde negócios, pessoas… Ou seja, você tem que ter uma gestão. E o sistema ajuda muito nessa parte", explica Fábio, reforçando que anotações por escrito não fazem mais parte da rotina da revenda.

Uma das grandes vantagens, segundo os proprietários, é a segurança que o sistema fornece em todas as negociações. Isso porque as informações mais importantes ficam armazenadas no Revenda Mais, desde detalhes da primeira ligação do cliente até como foi feita a contratação do financiamento.

É possível ainda gravar documentos essenciais, por exemplo, contratos e documentação do comprador. Como resultado, mesmo que haja troca do vendedor responsável, o processo de compra e venda não é perdido.

O empresário salienta outra grande vantagem da plataforma: o controle de custos dos veículos em estoque. "Isso nos ajuda a otimizar processo e ganhar tempo. Você sabe quandoentrou um carro e quanto custou, afinal, hoje você tem um veículo que pode levar 30 dias ou seis meses para vender. E você não vai ficar anotando tudo na mão".

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