Cliente com cadastro negado

Cliente com cadastro negado são sempre uma situação difícil de lidar para qualquer vendedor. Afinal, depois de todo o trabalho de apresentar o veículo, mostrar todas as opções e tirar as dúvidas, a venda pode ficar bloqueada por isso.

No entanto, isso não precisa ser sempre assim e neste post vamos mostrar como proceder em situações como essa, além de encontrar a melhor solução para os dois lados. Acompanhe!

Quais os motivos de um cliente com cadastro negado

Um cliente pode ter o crédito negado por inúmeros motivos e nem sempre isso quer dizer que ele seja inadimplente. O simples fato de ter esquecido de pagar alguma conta há algum tempo pode bloquear o crédito e trazer essa situação chata à tona.

Assim, sempre que um cliente seu tiver o cadastro negado, siga essas 4 dicas para transformar essa situação chata em um acordo amigável e, quem sabe, até uma venda no final das contas. Vamos lá?

1. Sempre diga o motivo da negativa de crédito

Dizer ao cliente os motivos pelos quais seu crédito foi negado é muito importante por diversas razões. Isso porque, em algumas situações, o problema pode ser resolvido com o simples pagamento de uma conta vencida ou mesmo um acordo.

Além de ajudar a resolver o problema rápido, o vendedor deve estar ciente de que o procedimento está na lei e, se o cliente não for informado, ele pode acionar a justiça.

O artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) deixa clara a necessidade de justificativa:

“O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes”.

Portanto, nunca deixe de informar seus clientes sobre as razões do cadastro negado.

2. Peça tempo para análise

Geralmente, por conta das ferramentas e da possibilidade de fazer tudo on-line, os resultados na negativa de crédito saem na hora. Porém, muitas vezes o vendedor pode se sentir acanhado de dizer isso na hora, devido à empolgação do cliente e outros fatores.

Nesses casos, peça um tempo para analisar e checar junto à instituição financeira os motivos do crédito ter sido negado. Dessa forma, o vendedor pode fazer um contato telefônico com o cliente e estar mais preparado para dar a informação.

3. Se o cliente for de casa, proponha soluções

Não é porque o cliente teve o cadastro negado que ele é ruim. Pode acontecer até mesmo com clientes que já são da casa e já compraram vários carros na loja sem nenhum problema.

Nesses casos, sempre com o aval dos responsáveis pela empresa, ofereça alternativas ao cliente como comprar o carro em nome de algum parente próximo, por exemplo. Assim, você não perde a venda e ainda fortalece os laços com seu cliente.

4. Deixe claro que a negativa de crédito nunca é para sempre

Outro motivo pelo qual você deve deixar claro para o cliente quais são os motivos da negativa é que ela nunca é para sempre. O cliente pode não ter atingido os critérios necessários naquele momento, mas, num outro momento, isso pode vir a acontecer.

Como os principais motivos para a negação são o nome em listas de negativados — como o Serviço de Proteção ao Crédito —, mais de 30% da renda comprometida com outras compras, faturas do cartão em crédito rotativo etc., isso tende sempre a mudar, o que torna o processo muito dinâmico.

Gostou das nossas dicas sobre como lidar com cliente com cadastro negado? Então entre em contato conosco! Temos soluções que podem ajudar nesse procedimento como o simulador de financiamento on-line.